Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Yellen reafirma cautela sobre juros por referendo britânico e desaceleração de contratações

Brasil|

Por Howard Schneider e Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) - Os riscos internacionais e a desaceleração das contratações nos Estados Unidos justificam uma postura cautelosa para elevar os juros enquanto o Federal Reserve busca confirmação de que a recuperação econômica do país continua nos trilhos, disse nesta terça-feira a chair do banco central norte-americano, Janet Yellen.

Em depoimento preparado para o Comitê Bancário do Senado, Yellen descreveu como o Fed foi desviado do curso semanas depois de elevar os juros em dezembro por uma desaceleração do crescimento econômico dos EUA, preocupações com a trajetória de crescimento da China, queda dos preços do petróleo e outros eventos.

Algumas dessas dúvidas permanecem, disse Yellen em declarações que parecem sinalizar que não há necessidade premente de o Fed elevar os juros.

Publicidade

Antes de novo aperto monetário, disse ela, o Fed precisa ter certeza de que o crescimento econômico dos EUA e as contratações se recuperaram, e que não há choque do resultado do referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, em 23 de junho.

"O ritmo de melhora do mercado de trabalho parece ter desacelerado mais recentemente, sugerindo que nossa postura cautelosa... permanece apropriada", disse Yellen em participação semestral no Congresso.

Publicidade

Questionada por um parlamentar se eventual saída da Grã-Bretanha da UE poderia provocar recessão nos EUA, Yellen disse: "Não acredito que esse é o cenário mais provável, mas simplesmente não sabemos o que vai acontecer e precisamos observar com muito cuidado".

Com a economia global fraca, a produtividade baixa nos EUA e outros fatores que seguram os juros no longo prazo, Yellen disse que a taxa básica de juros do Fed provavelmente permanecerá baixa "por algum tempo".

Publicidade

As atuais projeções das autoridades do Fed preveem duas altas de juros neste ano e três em 2017 e outras três em 2018, ritmo mais lento do que projetado em março.

"É uma repetição. A mensagem é uma continuação da tendência de que o Fed está se movendo em direção a uma postura mais cautelosa para amparar essa expansão econômica com a fragilidade do quadro econômico", disse o vice-presidente de investimentos do Prudential Fixed Income, Robert Tipp.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA recuaram levemente e as bolsas reduziram os ganhos após o pronunciamento de Yellen. Os juros futuros nos EUA indicam que operadores veem 12 por cento de chance de o Fed elevar os juros em julho, praticamente igual à probabilidade apurada na segunda-feira.

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 5644 7768)) REUTERS BBF CMO

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.