Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alckmin anuncia novos nomes da equipe de transição na segunda

Vice-presidente eleito divulgou, até o momento, integrantes para sete grupos técnicos do governo de transição

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito
Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), vai anunciar novos nomes para os grupos técnicos do governo de transição nesta segunda-feira (14). A declaração está marcada para acontecer em São Paulo, às 15h. 

Alckmin é o coordenador-geral da transição e passou a última semana em Brasília, onde acompanhou as primeiras reuniões dos grupos técnicos no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil).

A assessoria do PT não informou quais grupos devem ser divulgados nesta segunda. Até o momento, foram anunciados os integrantes de sete grupos: economia, desenvolvimento social e combate à fome, comunicação, direitos humanos, indústria, igualdade racial e mulheres. 

Além desses, também devem ser formados grupos técnicos para os temas: agricultura, pecuária e abastecimento; centro de governo; cidades; ciência, tecnologia e inovação; cultura; defesa; desenvolvimento agrário; desenvolvimento regional; economia; educação; esporte; infraestrutura; inteligência estratégica; justiça e segurança pública; meio ambiente; minas e energia; pesca; pequenas empresas; orçamento e gestão; povos originários; previdência social; relações exteriores; saúde; trabalho; transparência, integridade e controle; e turismo.

Publicidade

Os membros da equipe de transição devem ter acesso às diversas informações relacionadas às contas públicas, aos programas e projetos, entre outros tópicos. A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), está responsável pela articulação política. O ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSB-SP) é o coordenador-executivo do gabiente de transição. Já o ex-ministro Aloizio Mercadante é o coordenador dos grupos técnicos. 

O governo de transição terá, ainda, um conselho político, constituído por representantes dos dez partidos da coligação feita por Lula para concorrer no pleito deste ano (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante, Agir e PROS), além de PDT e PSD, que entraram em acordo com a equipe de Lula após a vitória dele no primeiro turno.

Publicidade

Os integrantes do conselho serão: José Luiz Penna, presidente do PV; Jefferson Coriteac, vice-presidente do Solidariedade; Daniel Tourinho, presidente do Agir; Wolney Queiroz, deputado federal pelo PDT; Felipe Espirito Santo, integrante da direção do PROS; Carlos Siqueira, presidente do PSB; Wesley Diógenes, porta-voz da Rede; Luciana Santos, presidente do PCdoB; Juliano Medeiros, presidente do PSOL; Guilherme Ítalo, da direção do Avante; e Antônio Brito, deputado federal pelo PSD.

A princípio, as pessoas que forem escolhidas para o governo de transição não devem ser nomeadas para ministérios quando Lula assumir. "O presidente Lula deixou claro que os que vão participar da transição não têm relação direta com ministério, com o governo. Podem participar, não participar. São questões obstantes, distintas", disse Alckmin.

Publicidade

Confira a lista completa dos nomes anunciados por Alckmin:

COMUNICAÇÃO

Paulo Bernardo

Jorge Bittar

Cezar Alvarez

Alessandra Ourofino

DIREITOS HUMANOS

Maria do Rosário

Sívio Almeida

Luiz Albert Mequetti

Janaína Barbosa

Rubens Linhares

Emídio de Souza

Maria Vitória Benevides

IGUALDADE RACIAL

Nilma Lino Gomes

Givânia Maria Silva

Douglas Belchior

Tiago Tobias

Ieda Leal

Martius das Chagas

Preta Ferreira

PLANEJAMENTO

Guido Mantega

Ênio Verri

Esther Duek

Antônio Correia Lacerda

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS

Germano Rigotto

Jackson Shinaider

Rafael Luckesi

Marcelo Ramos

PEQUENAS EMPRESAS

Tatiana Conceição

Paulo Okamoto

Paulo Feldmann

André Ceciliano

MULHERES

Aniele Franco

Roseli Faria

Roberta Eugênio

Maria Helena Guarezi

Eleonora Menicuti

Aparecida Gonçalves

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.