Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa facilita protocolo para cargueiros com tripulação vacinada

Para os trabalhadores que não estiverem imunizados, será exigida quarentena de 14 dias; agência é responsável pela fiscalização

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Para embarcações com tripulação vacinada, quarentena não será exigida
Para embarcações com tripulação vacinada, quarentena não será exigida Para embarcações com tripulação vacinada, quarentena não será exigida

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afrouxou as exigências sanitárias a navios de carga que estiverem com a tripulação 100% vacinada contra a Covid-19. O objetivo da mudança é acelerar o procedimento de embarque e desembarque de produtos e de trabalhadores em território brasileiro. Caso haja ocupantes sem a imunização completa contra o novo coronavírus, a agência determina uma quarentena de 14 dias. 

Na avaliação do relator do processo, diretor Alex Machado, os portos continuam sendo um canal de sensibilidade para as contaminações, mas cujo monitoramento é muito mais simples do que no caso do desembarque de passageiros por vias aéreas. Ele detalhou que, durante a pandemia, a Anvisa registrou 196 quarentenas de embarcações, sendo que 62% ocorreram no Rio de Janeiro.

Ainda assim, Machado destacou: "Não temos casos no Brasil de engarrafamento de desembarque por causa de protocolo sanitário". Isso porque, em caso de surto de infecções dentro do navio, o transporte era retirado da fila e reservado para quarentena.

Na avaliação do diretor, a reformulação, tendo como premissa a imunização, deixará as operações de fiscalização mais fluidas. "Uma tripulação completamente vacinada traz um protocolo mais simples, operacional e rápido, o que é muito importante em um ambiente de portos."

Publicidade
Não precisa mais quarentenar navios. É possível só em situação-limite. Se tiverem pessoas adoentadas%2C essas devem sair do navio e o mesmo seguir em frente. Essa é a premissa tendo como princípio basilar a vacina

(Alex Machado, diretor da Anvisa)

Já no caso de não vacinados, mesmo aqueles que não tiverem nenhum sintoma de Covid-19, será exigida uma quarentena de 14 dias. Caso seja necessária a troca de tripulação, os trabalhadores não imunizados devem descer da embarcação e se isolar em terra. Se não for necessária a troca, o período de observação pode ser cumprido no próprio navio. 

Medidas como distanciamento social, uso de máscara, limpeza de superfícies e desinfecção completa das embarcações continuam sendo exigidas para todos os casos. A Anvisa também cobrará teste RT-PCR negativo para o embarque de novas tripulações, tal como ocorre no caso de navios para cruzeiros. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.