Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa vai revisar uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

Medida ocorre após o Ministério da Saúde anunciar o fim do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que está revisando atos e normas editados durante a pandemia de Covid-19. Entre os itens que estão sendo reavaliados, de acordo com a entidade, estão as autorizações para uso emergencial de vacinas e medicamentos contra a doença. As normas previam o fim da vigência dos atos a partir do fim do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, que foi anunciado no domingo (17), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No entanto, apesar do anúncio do ministro, o país ainda registra milhares de casos por dia e mortes pela Covid-19. A vacina CoronaVac, que está sendo usada na imunização de crianças entre 5 e 11 anos, ainda está autorizada em caráter emergencial.

A Anvisa informou que o Ministério da Saúde solicitou que a vigência das normas da Agência relativas à pandemia seja mantida por um ano a partir do momento da retirada do estado de Emergência de Saúde Pública. "A prorrogação do prazo de vigência das normas ainda depende de aprovação da Diretoria Colegiada da Anvisa e, se aprovada, deve permitir que vacinas e medicamentos em uso emergencial continuem em uso por este período (um ano)", informou a agência.

A recomendação é de que a vacinação continue, assim como cuidados entre a população, com uso de máscaras e higienização das mãos."Cada pessoa deve continuar atenta às medidas de higienização das mãos e uso de máscara em ambientes de maior risco, com aglomerações", diz o texto publicado pela Anvisa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.