Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apoiadores de Leite denunciam fraudes nas prévias do PSDB

Representação protocolada nesta quinta (21) aponta suspeitas de que o diretório de SP fraudou o cadastro no TSE de recém-filiados

Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Deputados protocolam representação no Diretório Nacional do PSDB, em Brasília
Deputados protocolam representação no Diretório Nacional do PSDB, em Brasília Deputados protocolam representação no Diretório Nacional do PSDB, em Brasília

Integrantes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) dos diretórios estaduais da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul protocolaram uma representação, nesta quinta-feira (21), com denúncias de fraudes nas prévias do partido que escolherão, em 21 de novembro deste ano, o nome do candidato à Presidência pela legenda em 2022.

O R7 teve acesso a documentos, durante entrevista no Diretório Nacional do PSDB, em Brasília, que contestam a filiação irregular de 92 prefeitos e vice-prefeitos, todos do estado de São Paulo, reduto eleitoral do governador João Doria. A suposta fraude teria sido cometida pelo diretório comandado por Doria dentro do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A denúncia foi feita por apoiadores e membros da campanha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputa as prévias com João Doria e com o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Assinam a representação os deputados federais Lucas Redecker, do Rio Grande do Sul; Paulo Abi-Ackel, de Minas Gerais; Adolfo Viana, da Bahia; e Luiz Pontes, representante do partido no Ceará.

De acordo com as acusações, os nomes dos filiados de São Paulo foram incluídos com datas retroativas no sistema com o intuito de liberar a votação dos novos integrantes nas prévias. O procedimento não poderia acontecer, já que votar só é permitido a quem tem o registro feito até o dia 31 de maio, data-limite de filiação determinada por resolução interna do partido. Nos documentos apresentados, é possível verificar que há registros nos meses de agosto e setembro, mas com susposta data de filiação em março e maio. 

Publicidade

"É uma denúncia grave. Isso é uma tentativa de fraude no processo eleitoral", destacou o deputado Paulo Abi-Ackel. Para o ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior, essa é "uma tentativa de fabricar eleitores" que deve ser apurada pelo diretório nacional. 

Conforme o documento apresentado, as filiações foram feitas no sistema do TSE, e não pelo Filiaweb, que é o sistema do partido. Os denunciantes alegam que a plataforma da Justiça Eleitoral abre brecha para a inclusão de data retroativa. Dessa forma, o filiado pode ser incluído com a data do dia e o administrador tem liberdade para incluir outra data diferente da efetiva filiação. 

Publicidade

Os diretórios estaduais cobram da direção nacional do PSDB a apuração interna no partido para excluir imediatamente os votos dos recém-filiados das prévias, além do encaminhamento da representação ao Ministério Público Eleitoral por eventual fraude e falsidade ideológica.

Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, diz que os questionamentos sobre a inscrição de eleitores para as prévias do partido são considerados pedidos de impugnação naturais em qualquer processo eleitoral. "A solicitação formalizada será analisada com absoluta serenidade e já foi encaminhada para a Executiva Estadual de São Paulo para esclarecimentos." 

Publicidade

Com relação a eventuais questionamentos também feitos ao procedimento da executiva nacional nas prévias, a nota ressalta que os dados utilizados são os recebidos oficialmente do TSE. "Temos certeza de que toda a operação das primeiras prévias nacionais do partido conta com a total cooperação das campanhas envolvidas e a devida transparência que permite, de forma segura, o acompanhamento do processo."

O Diretório Reginal de SP do PSDB respondeu por meio de nota:

"A respeito do pedido de impedimento de voto para filiados do PSDB de São Paulo solicitado pelos aliados da campanha de Eduardo Leite, cabe esclarecer:

1- Todas as mais de 120 filiações realizadas pelo partido em 2021 são regulares e seguem o disposto no estatuto partidário, resoluções e na legislação eleitoral. Muitos desses filiados estão aptos a votar, pois suas filiações são anteriores a 31 de maio; outros não estão, pois foram registrados após essa data, seguindo o regramento das prévias.

2- O PSDB-SP é o partido com mais mandatários do estado e realiza filiações desde sua fundação. Só em 2019 foram mais de 100 que consagraram o maior vencedor nas eleições do estado. Sempre com o intuito de fazer crescer o partido.

3- O questionamento em resumo já traz as respostas. A legislação não obriga que a filiação seja lançada no sistema na mesma data em que ocorre. Pelo contrário, o próprio estatuto partidário determina prazos maiores.

4- As listas de filiados são processadas pela Justiça Eleitoral nos meses de abril e outubro todos os anos, portanto todos os filiados depois de abril só são processados na listagem de outubro.

5- Anúncios e eventos ocorrem quando oportuno e de acordo com a conveniência política e não necessariamente na data da formalização jurídica da filiação.

Portanto, não há nenhum sentido na representação senão o de cercear o direito ao voto dos filiados de São Paulo.

O PSDB de São Paulo repudia ilações irresponsáveis que fogem da disputa eleitoral. Que a eleição se decida no voto e não no tapetão."

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também se manifestou em nota:

"Informamos que o TSE não registrou qualquer protocolo de representação sobre este tema. Também não há, nos regramentos relativos ao assunto (Resolução 23.596/2019 ou na Lei 9096/1995), qualquer dispositivo que determine datas para filiados participarem de prévias.

É importante deixar claro que a filiação não é a data que se insere os dados dos filiados no sistema, mas sim a data em que o eleitor assina a ficha de filiação.

Assim, sugerimos que você entre em contato com o partido para verificar se a denúncia foi protocolada no TSE ou em algum diretório (local ou nacional) e se existe essa previsão relativa a datas de filiação nas resoluções internas da agremiação."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.