Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após anúncio de novo serviço, site do Banco Central sai do ar

Novo sistema permite consultar valores a receber de instituições financeiras; falha pode ter ocorrido pelo número de acessos

Brasília|Lucas Nanini, do R7, e Bia Gurgel, da Record TV

Entrada da sede do Banco Central do Brasil, em Brasília
Entrada da sede do Banco Central do Brasil, em Brasília Entrada da sede do Banco Central do Brasil, em Brasília

O site do BC (Banco Central do Brasil) está fora do ar desde a noite desta segunda-feira (25). O problema teve início no mesmo dia em que o governo anunciou um serviço que permite a consulta de valores a receber em instituições financeiras do país.

O Banco Central informou que o serviço chamado Sistema Valores a Receber recebeu demanda acima da esperada, por isso a página saiu do ar. "Estamos ajustando a capacidade de atendimento", declarou. Até as 9h30 desta terça-feira (25), a página continuava fora do ar. 

O serviço de valores a receber anunciado pelo Banco Central é um incremento ao programa Registrato. O novo modelo passou a permitir que a pessoa verifique se tem direito a receber recursos de bancos e financeiras, se tem dinheiro "esquecido". Antes, o Registrato informava apenas dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior.

O BC estima que cerca de R$ 8 bilhões estejam parados nas instituições à espera de saque. Para resgatar os valores, a pessoa pode solicitar o depósito via Pix na conta cadastrada no Registrato, caso o banco tenha aderido a um termo específico com o Banco Central. Caso contrário, o cidadão deverá informar seus dados ao sistema, incluindo o banco onde possui conta e a forma de pagamento ou de transferência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.