Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após ataques, sede do STF passa por perícia nesta segunda

Os trabalhos são realizados pela Polícia Federal e o prédio vai ficar interditado até a finalização da perícia 

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Brasão da República do Plenário do STF
Brasão da República do Plenário do STF Brasão da República do Plenário do STF

A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (9) uma perícia técnica no prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A sede do Supremo foi alvo de ataques de extremistas que invadiram o local e vandalizaram a área externa e interna do edifício no domingo (8). 

"Já foi realizada a perícia externa, 3D e com drones, e nesta tarde foi iniciado o trabalho de perícia interna. Não há previsão de conclusão neste momento", destacou a polícia. Como apenas o edifício-sede foi vandalizado, o funcionamento nos anexos 1 e 2 não foi interrompido. 

Apenas após o fim da varredura é que o Supremo começará a catalogar os estragos e quantificar os prejuízos, sem data prevista para a conclusão. "O edifício-sede do Supremo Tribunal Federal, patrimônio histórico dos brasileiros e da humanidade, foi severamente destruído por criminosos, vândalos e antidemocratas", diz a nota assinada pela presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber. O STF lamentou o episódio.

Durante a perícia, agentes da PF averiguaram granadas deixadas pelos vândalos. A denúncia foi feita por servidores da Corte. "No entanto, tratavam-se de granadas não letais usadas pela Segurança do tribunal", afirmou o órgão, completando que o prédio "está em condições de segurança para os servidores". 

Além do STF, o Congresso e o Planalto foram alvos de ataques. Os extremistas quebraram móveis, vidros da fachada, destruíram obras de arte e objetos históricos. Gabinetes e salas de reuniões foram invadidas e documentos roubados. Os extremistas também roubaram armas e comidas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.