Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 'exoneraço' promovido por Lula, ICMBio segue sem comando há duas semanas

Nesta quinta-feira, mais dois militares foram exonerados de cargos de chefia no órgão, sem a indicação de novas nomeações

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Área de floresta na Amazônia
Área de floresta na Amazônia Área de floresta na Amazônia

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) continua sem presidente após uma série de exonerações promovidas desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde 12 de janeiro, quem lidera o instituto interinamente é o servidor Marcel Marcelino de Oliveira, que é quem tem assinado as portarias de exoneração dos últimos dias.

Leia também: Governo monta grupo para estudar fusão do Ibama com o ICMBio

Nesta quinta-feira (26), o Diário Oficial da União informou mais duas exonerações de militares de cargos de chefia no órgão. Foram dispensados o tenente-coronel Emerson de Barros Pinheiro, que comandava o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Campos Gerais, e o coronel Flavio Antonio de Jesus, que era o gestor do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Os substitutos para os cargos não foram informados. No entanto, no caso do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a analista ambiental Cristiane Ramscheid Figueiredo foi designada como chefe-substituta.

Publicidade

Desde 2019, o instituto teve quatro presidentes, três deles coronéis da Polícia Militar. Há a expectativa de servidores do órgão para uma nomeação técnica. O R7 questionou o Ministério do Meio Ambiente sobre o processo de reestruturação do órgão ambiental e aguarda resposta.

O ICMBio é uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável por fiscalizar e monitorar unidades de conservação federal em todo o Brasil.

A falta de nomeação de pessoal para os cargos de chefia em um dos mais importantes órgãos ambientais do país contrasta com o discurso oficial para a área. A questão ambiental tem sido uma espécie de "cartão de visitas" do novo governo à comunidade internacional, principalmente depois da confirmação da ex-ministra Marina Silva de volta ao cargo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.