Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após mandar tirar grades do Palácio do Planalto, Lula diz que vai fazer o mesmo no Alvorada

Cercas móveis foram retiradas na manhã desta quarta (10) pelo Gabinete de Segurança Institucional após ordem do presidente

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Presidente Lula visita parte externa do Planalto
Presidente Lula visita parte externa do Planalto Presidente Lula visita parte externa do Planalto

Após a retirada das grades que cercavam o Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (10) que vai determinar também a remoção das cercas móveis que estão na frente do Palácio da Alvorada, a residência oficial do chefe do Executivo, em Brasília.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

"O problema é que eu acho que o Brasil não precisa estar cercado de grade, é deixar livre. A democracia não exige muro, não precisa de muro. Cada um tira de onde quiser. Eu posso tirar da minha casa e vou tirar lá da frente, aquela muralha, na frente do palácio [da Alvorada]", afirmou Lula.

Publicidade

"Eu vou tirar porque depois a segurança vê como ela cuida para evitar qualquer problema. Eu fui presidente oito anos e nunca teve [a grade]. As pessoas iam na porta do [Palácio da] Alvorada protestar. Nunca me incomodaram", completou.

As declarações foram dadas durante uma visita de Lula à parte externa do Palácio do Planalto, após a retirada das grades de metal que cercavam o edifício. "Se eu quisesse cercar o povo e não permitir que fizessem protesto, não teria sentido a democracia", avaliou o petista, que disse ainda não se sentir "inseguro".

Publicidade

De acordo com o governo, a ideia é que a partir de agora os equipamentos sejam usados apenas em situações excepcionais. "Nesse momento de união e reconstrução que o país está vivendo, de busca de diálogo, não há por que manter essa estrutura, que antigamente não existia e acabou sendo colocada aqui em determinado momento da vida política do nosso país", disse mais cedo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Palácio do Planalto sem as grades que o cercavam
Palácio do Planalto sem as grades que o cercavam Palácio do Planalto sem as grades que o cercavam

Segundo Pimenta, as grades que ficavam ao redor do Palácio do Itamaraty também foram retiradas. "Estava na hora de devolvermos a Brasília e ao Brasil esse ambiente de liberdade, mais bonito e agradável. Todo mundo ficou muito feliz, e com certeza a cidade ficou muito mais bonita", completou.

A remoção das grades foi feita por servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Em nota, a pasta informou que as grades "poderão ser utilizadas novamente para complementar e reforçar as medidas de segurança quando a situação recomendar ou com a finalidade de melhor organizar eventos".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.