Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Às vésperas do Enem, servidores do Inep apontam 'risco institucional'

Em carta, um grupo de servidores diz que crise na instituição pode impactar as ações do órgão para 2022

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Enem está marcado para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro
Enem está marcado para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro Enem está marcado para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro

Circula entre os servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) uma carta em apoio aos 37 colaboradores que pediram exoneração do órgão. O documento, direcionado aos diretores, aponta "risco institucional" e ressalta que o momento de vulnerabilidade “repercutirá nas ações para 2022".

O ofício foi criado nesta quarta-feira (17) e, até agora, conta com a assinatura de 30 servidores. Fontes ligadas ao instituto ouvidas pelo R7, na condição de anonimato, disseram que há um clima de tensão e desconforto desde que Danilo Dupas assumiu a presidência do órgão, em março de 2021.

“Apontamos o risco institucional que é a saída deles [os servidores exonerados] dessas funções estratégicas do órgão e solicitamos os bons préstimos quanto a esclarecimentos oficiais relativos ao posicionamento do Ministério da Educação, responsável pela nomeação da gestão máxima do Inep, quanto à situação de vulnerabilidade em que nos encontramos neste momento, que repercutirá nas ações do órgão para o ano de 2022, por começarem a ser planejadas e executadas em janeiro, e que nos causa grande preocupação”, diz o ofício.

Os 37 funcionários pediram demissão do cargo que ocupavam, mas continuam como servidores do Inep. Eles justificaram a decisão dizendo que as deliberações sobre o Enem não seguem critérios técnicos. No texto, ainda destacam que "não se trata de uma posição ideológica ou de cunho sindical" e alegam "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep". O Enem, para 3,1 milhões de candidatos, ocorre neste domingo, 21, e no próximo, 28.

Publicidade

Entidades pedem afastamento imediato de Danilo Dupas

Também nesta quarta-feira, entidades ligadas à educação ajuizaram uma ação civil pública pedindo o afastamento imediato de Danilo Dupas. O documento é assinado pela Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e pelo Instituto Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

As entidades sugerem que seja nomeado um servidor de carreira dentre os decanos do Inep “pelo período necessário para realização e finalização integral dos exames Enem e Enade de 2021, sendo este período de no mínimo 90 (noventa) dias, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais)”.

Publicidade

A ação civil pública também requisita a íntegra dos processos administrativos que registraram a retirada de 24 questões da primeira versão do Enem 2021.

O R7 pediu um posicionamento do Inep sobre a carta e ainda aguarda resposta.

Publicidade

Leia a íntegra da carta:

Senhor Diretor,

Considerando o documento SEI 0800242, reafirmamos a situação de fragilidade técnica e administrativa em que se encontra a gestão máxima do Inep e nos solidarizamos com os servidores que solicitaram exoneração/dispensa do cargo em comissão ou função comissionada e/ou dispensa do encargo de substituto(a), evidenciando que os mesmos sempre desempenharam suas funções com alta qualidade técnica, abstendo-se de questões ideológicas, remuneratórias bem como de fundo político-partidário, como pode ser comprovado em toda a conduta dos mesmos durante a permanência nos cargos, sendo que alguns os desempenharam por quase dez anos.

Assim, apontamos o risco institucional que é a saída deles dessas funções estratégicas do órgão e solicitamos os bons préstimos quanto a esclarecimentos oficiais relativos ao posicionamento do Ministério da Educação, responsável pela nomeação da gestão máxima do Inep, quanto à situação de vulnerabilidade em que nos encontramos neste momento, que repercutirá nas ações do órgão para o ano de 2022, por começarem a ser planejadas e executadas em janeiro, e que nos causa grande preocupação.

Ressaltamos o compromisso do corpo técnico do Inep com a educação brasileira, como evidenciado nos quase 85 anos do instituto, referência para a formulação de políticas públicas no país e no exterior do qual todos nós sempre nos orgulhamos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.