Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beto Albuquerque decidiu desistência ao governo do Rio Grande do Sul

Informação foi dita a ele por membros da executiva do partido na quinta-feira; anúncio oficial será na próxima segunda-feira (1º) 

Brasília|Sarah Teófilo e Alan Rios, do R7, em Brasília

Beto Albuquerque
Beto Albuquerque Beto Albuquerque

O ex-deputado federal Beto Albuquerque decidiu não concorrer ao governo do Rio Grande do Sul. O anúncio oficial, porém, será realizado na próxima segunda-feira (1º). Enquanto isso, ele afirma: "Se até segunda-feira tiver condições de ser candidato, eu serei candidato". Beto escolheu renunciar à disputa em um cenário de embates entre PSB e PT. 

Membros da executiva manifestam descontentamento com o PT em relação às decisões no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, avaliando que os petistas tentam impor condições. No estado fluminense, por exemplo, o federal Alessandro Molon (PSB) vem apresentando melhores números nas pesquisas, mas o PT insiste em André Ceciliano. 

O PSB acredita que o PT não vai perder o palanque de Marcelo Freixo. Ao R7, Carlos Siqueira, presidente do partido socialista, disse que "Lula vai estar no palanque com Freixo", mas não respondeu sobre possível recuo de Molon. 

Leia mais: Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni estão tecnicamente empatados na disputa ao Governo do RS

Publicidade

Já no Rio Grande do Sul, Albuquerque chegou a ser anunciado como candidato na convenção do PSB gaúcho em meio a um contexto de discussões entre o partido e o PT. Na última quarta-feira (27), o diretório do PSB no estado emitiu nota manifestando o "descontentamento" com a afirmação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de que Beto Albuquerque teria desistido da disputa.

Apoio ao PT

O texto afirmava que a legenda em nenhum momento debateu um possível recuo em apoio ao PT e classifica a declaração da líder petista como um "gesto arrogante de querer falar em nome dos socialistas". A mesma posição foi ressaltada um dia depois, quando a executiva nacional do PSB se reuniu em Brasília.

Albuquerque disse ao R7 que a decisão de seguir ou não na disputa ao governo não tinha relação com as candidaturas do PT. A executiva nacional do PSB se reuniu em Brasília, na última quinta, para aprovar temas como a definição de regras para uso dos recursos eleitorais. Colegas da legenda dele ainda têm esperança dele mudar de ideia e continuar concorrendo ao governo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.