Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro critica Anvisa novamente por vacinação de crianças

Presidente disse que agência não informou "antídoto" para efeitos colaterais; agência divulgou cuidados em relação à vacinação

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro Presidente Jair Bolsonaro

Após conflitos com o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antônio Barra Torres, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) voltou a cobrar a agência em relação à vacinação de crianças contra Covid-19. A agência aprovou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com um imunizante da Pfizer no fim do ano passado, e Ministério da Saúde incluiu faixa etária no plano de imunização após diversas discussões e polêmicas na semana passada.

"A Anvisa não disse o que, qual o 'antídoto' para possíveis efeitos colaterais. Por que eu falo possíveis? Alguns já existem por aí. Você não comprovou ainda, mas já existem", afirmou. O presidente ainda disse que está cobrando do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a divulgação de efeitos colaterais identificados. "Quantas pessoas estão tendo reações adversas no Brasil pós-vacina?", questionou.

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), onde a vacina da Pfizer é usada em crianças, informou no fim do ano passado que estudos apontaram que são raros efeitos adversos graves à vacina contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

Crise

Após aprovação da Anvisa à vacinação infantil, o presidente Bolsonaro fez diversas críticas à instituição e aos servidores. Inicialmente, ele afirmou que solicitaria a divulgação do nome dos técnicos da agência que aprovaram a vacinação. Depois disso, a agência passou a receber mais ameaças aos servidores e diretores.

Publicidade

Leia também

As falas de Bolsonaro se intensificaram depois que o Ministério da Saúde anunciou o cronograma de vacinação das crianças. O mandatário, então, questionou a existência de um interesse por trás da imunização de crianças. "O que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso? Qual o interesse daquelas pessoas taradas por vacina?", perguntou.

O diretor-presidente da Anvisa, então, divulgou uma nota rebatendo o presidente e dizendo que, se ele tem informações que indiquem corrupções na Anvisa, que determine uma investigação imediata.

Publicidade
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

"Se o senhor dispõe de informações que levantem o menor indício de corrupção sobre este brasileiro, não perca tempo nem prevarique, senhor Presidente. Determine imediata investigação policial sobre a minha pessoa aliás, sobre qualquer um que trabalhe hoje na Anvisa, que com orgulho eu tenho o privilégio de integrar. Agora, se o Senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate", pontuou.

Ao longo da entrevista ao site Gazeta Brasil nesta quarta-feira, transmitida ao vivo por suas vezes sociais, o mandatário voltou a minimizar o impacto da Covid-19 em crianças e a criticar a imunização. A Covid foi a doença prevenível com vacinação que mais matou crianças, conforme apontado por especialistas. Desde o início da pandemia, foram mais de 300 crianças de 5 a 11 anos mortas pela doença.

Publicidade

"Quantas pessoas de 5 a 11 anos morreram de covid? Quase zero. Número bastante pequeno. E esse numero bastante pequeno tinha o fato da criança estar com comorbidades", afirmou Bolsonaro. Dados do Ministério da Saúde, entretanto mostram que 40% de vítimas da Covid-19 de 0 a 17 anos não tinham comorbidade.

"Eu lamento cada morte, ainda mais de criança, a gente sente muito mais. Mas não justifica vacinação pelos efeitos colaterais adversos que essas pessoas têm", pontuou, dizendo que os efeitos da vacinação ainda são "uma grande icógnita".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.