Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro diz que Mourão cometeu 'peruada' em fala contra a Rússia

Chefe do Executivo federal disse que opinar sobre o conflito cabe apenas a ele, que é o presidente da República

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Live do presidente Jair Bolsonaro
Live do presidente Jair Bolsonaro Live do presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), por, na manhã desta quinta-feira (24), ter repudiado os ataques de tropas militares da Rússia a cidades da Ucrânia e comparado o presidente russo, Vladimir Putin, ao ditador nazista Adolf Hitler.

O chefe do Executivo federal ponderou que Mourão cometeu uma "peruada". Segundo Bolsonaro, apenas o presidente da República deveria se manifestar sobre o assunto, visto que a Constituição versa que compete privativamente ao presidente manter relações com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos.

"Quem fala desse assunto é o presidente, e o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro, e ponto-final. Então, com todo respeito a essa pessoa, ela está falando algo que não lhe deve, que não é de competência dela, é de competência nossa. Quem está falando está dando peruada naquilo que não lhe compete", afirmou Bolsonaro.

O presidente, contudo, não prestou solidariedade à Ucrânia pela invasão da Rússia, tampouco repreendeu Putin por autorizar os ataques. Bolsonaro comentou que só vai falar algo sobre o tema após consultar os ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Defesa, Walter Braga Netto.

De todo modo, o presidente disse que espera paz. “A decisão [de se manifestar contra a Rússia] é minha, mas quero ouvir pessoas que são ministros para tratar desses assuntos. Nós somos da paz, queremos a paz. Tudo que tivermos ao nosso alcance, nós faremos pela paz. Então, quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro", ressaltou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.