Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro diz que não vai à posse do presidente eleito do Chile

Político de esquerda foi eleito em dezembro do ano passado; na época, aliados do presidente lamentaram vitória

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Presidente eleito do Chile, Gabriel Boric
Presidente eleito do Chile, Gabriel Boric Presidente eleito do Chile, Gabriel Boric

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quarta-feira (12) que não irá à posse do presidente eleito do Chile, Gabriel Boric. A eleição ocorreu em dezembro do ano passado e a posse será em 11 de março. Boric, político de esquerda, foi diplomado na última segunda-feira (10).

"Não quero entrar em detalhes porque não quero [...] não sou de criar problema com as relações internacionais. O Brasil vai muito bem no mundo todo. Mas vê quem vai à posse do novo presidente do Chile. Eu não irei. É ver quem vai", afirmou.

Depois da vitória de Boric, o governo brasileiro o cumprimentou por meio de uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores cinco dias após a realização das eleições no país. Pouco antes, no mesmo dia, o presidente da República falou sobre o assunto durante a transmissão ao vivo semanal feita em suas redes sociais.

"Praticamente metade da população se absteve, não foi votar. E a outra metade foi votar. Deu 55% pro tal do Boric e 45% para o Kast. Acabei, agora há pouco, determinei para o Itamaraty apresentar os cumprimentos formais ao presidente eleito do Chile", afirmou em entrevista ao site Gazeta Brasil, transmitida pelas redes sociais do mandatário. No dia das eleições chilenas, aliados do presidente lamentaram a vitória do político de esquerda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.