Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro é o primeiro brasileiro entrevistado do Censo 2022

'Cuidado com perguntas meio capciosas', disse o presidente durante conversa com apoiadores nesta segunda-feira (1º)

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) O presidente Jair Bolsonaro (PL)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro brasileiro a ser entrevistado para o Censo 2022, que começa nesta segunda-feira (1º) e visitará 75 milhões de residências em 5.568 municípios do país. O chefe do Executivo recebeu o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, e uma equipe de recenseadores.

"Sou a primeira pessoa a ser entrevistada para o Censo 2022", disse Bolsonaro em um vídeo postado por um aliado nas redes sociais.

Durante conversa com apoiadores, por sua vez, o presidente pediu que tivessem cuidado com perguntas meio capciosas. "Não me comprometam", destacou.

"O senhor é o cidadão número 1 do país. E nós estamos começando, e durante três meses (agosto, setembro, outubro) que todas as residências recebam o IBGE bem para que a gente entreviste todos os domicílios", relatou Rios Neto.

Publicidade

O Censo 2022 começou nesta segunda-feira (1º), com mais de 183 mil recenseadores que visitarão 75 milhões de residências em 5.568 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e quilombolas.

Segundo o IBGE, além de saber o tamanho da população, estimada atualmente em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros para mostrar as principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios etc.

Publicidade

Adiamento

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Em 2020, o Censo foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

Até o início de novembro, os recenseadores visitarão cada domicílio do país. Os primeiros resultados do Censo 2022 têm divulgação ainda no fim deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Publicidade
Censo 2022 começa nesta segunda
Censo 2022 começa nesta segunda Censo 2022 começa nesta segunda

No Censo 2022, haverá dois tipos de questionário: o questionário ampliado, ou da amostra, com 77 perguntas, que será aplicado em 11% dos domicílios do país; e o questionário simplificado, ou básico, com 26 perguntas, que será aplicado em 89% dos domicílios.

O trabalho contará com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: presencial (Computer-Assisted Personal Interviewing — Capi), por internet (Computer-Assisted Self Interviewing — Casi) e por telefone (Computer-Assisted Telephone Interviewing — Cati).

Para realizarem a entrevista, os recenseadores deverão contatar todos os domicílios da sua área de trabalho, com o objetivo de entrevistar os moradores (se precisar, podendo voltar em dias e horários alternativos, inclusive à noite e/ou nos fins de semana).

Cada visita do agente de coleta fica registrada no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), tipo de smartphone. Caso não encontre os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.