Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro participa do primeiro evento público nos EUA e questiona resultado das urnas

O ex-presidente disse que pretende continuar na política brasileira; evento ocorreu na Flórida e foi organizado por apoiadores

Brasília|Do R7, com Agência Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento organizado na Flórida, nos Estados Unidos
O ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento organizado na Flórida, nos Estados Unidos O ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento organizado na Flórida, nos Estados Unidos

O ex-presidente Jair Bolsonaro participou de um evento na Flórida, nos Estados Unidos, na última terça-feira (31), e afirmou que pretende continuar envolvido com a política brasileira. Durante o encontro, Bolsonaro voltou a questionar o resultado das eleições de 2022, em que perdeu nas urnas para o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

"Estou com 67 anos e pretendo continuar ativo na política brasileira", disse o ex-presidente para cerca de 400 pessoas que participavam do encontro organizado pela Yes Brazil USA, grupo que apoia Bolsonaro nos EUA.

No local, Bolsonaro afirmou que "nunca fui tão popular. O ano passado superou muito 2018" (quando venceu as eleições) e questionou a vitória de Lula. "No fim das contas, a gente fica com uma interrogação na cabeça. Mas vamos enfrentar, e vamos, se Deus quiser, juntos, vencer esse momento."

Leia também: Apoiadores vão homenagear Bolsonaro nos EUA; ingressos custam até 50 dólares

Publicidade

O ex-presidente viajou para os EUA antes do fim de seu mandato, em 30 de dezembro, e não compareceu à cerimônia de posse de Lula. Ele criticou os atos de extremistas que invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro deste ano. 

Lamento o que alguns inconsequentes fizeram no dia 8 de janeiro. Aquilo não é a nossa direita%2C não é o nosso povo.

Homenagem

No evento, Bolsonaro foi recebido com aplausos e abraços. As homenagens ao ex-presidente duraram cerca de uma hora. Esse foi o primeiro ato público desde que Bolsonaro chegou aos EUA.

Publicidade

O governo federal autorizou a ida de três seguranças de Bolsonaro para Orlando, entre os dias 27 de janeiro e 16 de fevereiro. São eles: Osmar Crivelatti, Ricardo Dias dos Santos e Estácio Leite da Silva Filho. 

Viagem de Bolsonaro

O ex-presidente viajou para os Estados Unidos com Michelle Bolsonaro e a filha, Laura, de 12 anos, um dia antes de terminar o mandato, em 30 de dezembro. Bolsonaro optou por sair do país e não participar da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorreu em 1º de janeiro.

Publicidade

A família ficou hospedada em uma casa de férias que pertence ao ex-lutador de MMA José Aldo. Uma publicação no Diário Oficial da União autorizou a ida de assessores de Bolsonaro aos EUA. A permissão valeu pelo período de 1º a 30 de janeiro de 2023. A publicação prevê o afastamento dos servidores "para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente".

Estavam na lista o subtenente da Polícia Militar do Rio de Janeiro Max Guilherme Machado de Moura (PL); o capitão da reserva Sérgio Rocha Cordeiro; o atual assessor especial Marcelo Costa Câmara; o suboficial da Marinha Ricardo Dias dos Santos; e o primeiro-tenente do Exército Osmar Crivelatti.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.