Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro vai à Câmara para receber Medalha de Mérito

Presidente contrariou ato da Mesa que condicionou o retorno das atividades presenciais à comprovação de imunização contra Covid

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24) para receber uma Medalha de Mérito Legislativo. Bolsonaro tem dito que ainda não se vacinou contra a Covid-19, e o comprovante de vacinação é cobrado na Casa. A determinação foi anunciada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) ao confirmar o retorno dos trabalhos presenciais, no mês passado. Lira condicionou a circulação na Câmara à apresentação do comprovante de vacinação com ao menos uma dose. 

Os cartões, no entanto, não têm sido cobrados de autoridades, apenas de servidores da Casa, imprensa e visitantes. Parlamentares que não se vacinaram destacam que o ato da Mesa Diretora permite a apresentação de um exame de anticorpos neutralizantes ou um exame rápido negativo para a Covid-19, ainda que o documento não preveja tal regra de forma expressa.

O próprio presidente Lira já disse que o ato não obriga todos a vacinar-se e afirma que há a opção de apresentar os exames.

Antes de receber a medalha, Bolsonaro fez uma pequena fala, dizendo estar honrado com a iniciativa. "Espero cada vez mais poder interagir com vocês para que possamos escrever uma bela história", disse, chamando Lira de "amigo". A medalha é destinada a pessoas e entidades que prestaram serviços relevantes ao Legislativo e ao país.

No total, 32 autoridades foram agraciadas com a medalha, entre elas o papa Francisco, o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, o fotógrafo Sebastião Salgado e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins. A honraria foi criada em 1983, e cada liderança pode indicar uma pessoa ou entidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.