Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cassado, Deltan Dallagnol faz última aparição na Câmara, com plenário vazio

Mesa Diretora da Casa declarou perda do mandato do ex-procurador da Lava Jato; deputado recorreu de cassação ao STF

Brasília|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Estado

Dallagnol em seu último dia como deputado
Dallagnol em seu último dia como deputado Dallagnol em seu último dia como deputado

No último dia oficial como deputado federal, Deltan Dallagnol (Podemos-PR) permaneceu a maior parte do tempo isolado, contemplativo e acolhido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apenas a presidente do Podemos, Renata Abreu, estava no gabinete do ex-coordenador da Lava Jato, localizado no 7º andar do anexo 4 da Câmara dos Deputados, quando Dallagnol recebeu a notícia da confirmação da cassação pela Mesa Diretora da Casa.

Por volta das 19h desta terça-feira (6), Deltan desceu para o plenário. Na tribuna, o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) discursava em defesa do colega cassado. Ali, Dallagnol foi abraçado por Adriana Ventura (SP) e Marcel van Hattem (RS), ambos parlamentares do Novo.

O ex-procurador da Lava Jato foi cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 16 de maio. Segundo a corte, Dallagnol antecipou a saída do Ministério Público Federal (MPF) para evitar eventuais procedimentos administrativos disciplinares e, assim, contornar a Lei da Ficha Limpa.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Na terça-feira, o deputado cassado passou boa parte do tempo observando os discursos solidários dos poucos colegas presentes. A assessoria de Dallagnol fazia lives com as falas dos colegas e as dele próprio. A que teve o maior número de visualizações foi a entrevista dada à imprensa na frente de seu gabinete, por volta das 18h30 — 13 mil pessoas assistiram. Os emojis mais usados pela audiência eram os de choro e de coração.

Publicidade

A última live foi o "ato final" no plenário. Já com o ambiente vazio, ele posou para fotos, fez um último registro com quatro de seus assessores e perguntou à funcionária se deveria fazer uma transmissão. "Acho que seria uma boa para falar com as pessoas", disse o deputado, que logo foi gravar. O pico de audiência foi de 4.900 espectadores simultâneos.

Dallagnol foi o último parlamentar a deixar o plenário da Casa, já por volta das 21h. "A gente é um país em que está acontecendo uma inversão de valor. A gente é um país da integridade, e o que a gente vê é um grande retrocesso", afirmou.

Nos minutos finais, o ex-deputado voltou ao gabinete com o resto da equipe para a última atividade. Saíram da Câmara às 22h para um jantar juntos — os assessores levavam malas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.