Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 1.500 extremistas foram presos no DF após atos antidemocráticos

Levantamento indica que os vândalos estão presos na sede Polícia Civil e na academia da Polícia Federal

Brasília|Camila Costa e Renato Souza, do R7, em Brasília

Atos contra as sedes dos Poderes aconteceram em Brasília no domingo (8)
Atos contra as sedes dos Poderes aconteceram em Brasília no domingo (8) Atos contra as sedes dos Poderes aconteceram em Brasília no domingo (8)

Ao todo, 1.500 pessoas estão detidas por participação em atos antidemocráticos praticados no último domingo (8) em Brasília. Um levantamento feito no começo da tarde desta segunda-feira (9) pelas forças de segurança do DF indica que os vândalos estão presos na sede da Polícia Civil, na Superintendência da Polícia Federal e na Academia da PF.

Entre os presos estão radicais que atacaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo (8), inconformados com o resultado das últimas eleições. 

Também se somam aos detidos os extremistas que resistiram à desmobilização do acampamento em frente ao Quartel-General (QG) do Exército.

A reportagem do R7 acompanhou a movimentação e a chegada dos ônibus para transportar os detidos. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) iniciou a desocupação do acampamento por volta das 8 da manhã desta segunda. Os manifestantes tiveram uma hora para realizar a desocupação voluntária, e o descumprimento motivou as prisões.

Publicidade

Crime contra o estado

A operação da PMDF e a prisão dos manifestantes radiciais cumprem determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, que deu o prazo de 24 horas para a desmobilização do acampamento. O magistrado também afastou do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Para conter os atos, o presidente Lula decretou intervenção federal em Brasília, válida especificamente para a área de Segurança Pública.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.