Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com pneumonia, Lula adia viagem à China; nova data ainda não está definida

Presidente foi diagnosticado com pneumonia leve na quinta-feira (23); essa seria a primeira viagem de Lula ao país asiático em 2023

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Presidente está com pneumonia e, por orientação médica, não vai à China
Presidente está com pneumonia e, por orientação médica, não vai à China Presidente está com pneumonia e, por orientação médica, não vai à China

Por orientação médica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a viagem à China que aconteceria amanhã, domingo (26). Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a decisão foi comunicada às autoridades chinesas, com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data. A previsão, no entanto, ainda não foi divulgada.

Inicialmente, Lula embarcaria rumo a Xangai neste sábado (25); no entanto, o presidente sofreu um mal-estar e deu entrada no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, na quinta-feira (23), com sintomas gripais. Após avaliação médica, foi constatado um quadro de pneumonia leve, e, de acordo com informação do Palácio do Planalto, a viagem ao país asiático seria adiada para domingo (26).

Lula chegou a ser visitado por seu médico de confiança, Roberto Kalil, no Palácio da Alvorada, na sexta-feira (24), que recomendou repouso ao presidente. Com isso, a agenda prevista para a sexta foi cancelada. No entanto, mesmo com a recomendação médica, Lula decidiu se reunir à tarde com ministros e líderes do governo no Alvorada.

Na pauta, estavam assuntos tidos como inadiáveis para o governo, como o impasse sobre a tramitação das medidas provisórias (MPs) no Congresso e a discussão do novo arcabouço fiscal. Lula considerava importante conversar sobre esses assuntos antes da viagem à China.

Publicidade

Leia também: Lula insiste em viagem à China, e missão é vista como estratégica

Viagem estratégica

Conforme mostrou o blog de Christina Lemos, interlocutores do Planalto disseram que o presidente Lula considera a viagem uma das mais importantes do ano e havia insistido em manter a missão. Essa seria a primeira viagem de Lula ao país asiático desde que reassumiu a Presidência da República.

Publicidade

Ele viajaria acompanhado de 240 empresários de vários setores, com o objetivo de discutir as relações comerciais, com foco nos setores industrial, de agronegócio, transição energética e segurança alimentar. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) também fariam parte da comitiva.

Com o cancelamento da ida de Lula, Haddad também não irá ao país asiático neste momento.

Publicidade

Leia a nota médica divulgada pelo Planalto

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês - unidade Brasília, em 23/3/2023, com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento. Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.

Dra. Ana Helena Germoglio”

Secretaria de imprensa da Presidência da República

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.