Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

COP26: Brasil promete redução de 50% na emissão de gases até 2030

Na abertura da COP26, ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também anunciou neutralidade de carbono até 2050

Brasília|Maurício Ferro e Lucas Nanini, do R7, em Brasília

Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante discurso de abertura da COP26
Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante discurso de abertura da COP26 Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante discurso de abertura da COP26

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou que o Brasil pretende ampliar as metas climáticas, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa em 50% até 2030. A estimativa anterior era uma redução de 43% na emissão. O anúncio foi feito de forma virtual, durante a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), na manhã desta segunda-feira (1º).

O ministro também anunciou a “neutralidade de carbono” até 2050. A ampliação da meta será formalizada durante evento das Nações Unidas. A conferência teve início neste domingo (31), em Glasgow, na Escócia. A programação se estende até o dia 12 de novembro.

“Neste momento, os olhos do mundo estão voltados para soluções, soluções inovadoras que proporcionem avanços econômicos, com crescimento verde. E o Brasil é parte dessa solução”, disse o ministro, reforçando o que havia sido dito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, também no pronunciamento de abertura da COP26.

Presidente Bolsonaro
Presidente Bolsonaro Presidente Bolsonaro

Leite afirmou que o Brasil realizou encontros bilaterais prévios com mais de 60 países e que foi responsável por "dezenas de reuniões técnicas", tendo atuado como articulador na busca por diálogo e pontos de convergência.

Publicidade

"Essa Conferência das Partes é especial, e devemos juntos fazer uma transição do debate das mudanças climáticas para a criação de empregos verdes; de apontar fragilidades ambientais dos outros para ações globais colaborativas, rumo ao futuro melhor para todos", disse.

O ministro ainda afirmou que o financiamento climático é urgente "para que o mundo possa fazer frente aos desafios apresentados". "É fundamental que tenhamos robustos volumes, e nas quantidades necessárias, para que a transição e a contribuição dessa nova economia ocorram de forma justa em cada região do planeta."

Publicidade

Brasil na abertura da COP

O discurso do ministro Joaquim Leite foi feito ao vivo, de Brasília. Minutos antes, foi exibido um pronunciamento em vídeo de Bolsonaro. Em sua fala, o presidente anunciou que o chefe da pasta do Meio Ambiente apresentaria novas metas climáticas durante a COP26. 

Bolsonaro está na Itália, onde participou de reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e recebeu homenagem na comuna de Anguillara Veneta, na província de Pádua. Os avós do presidente são originários da cidade europeia e vieram para o Brasil no fim do século 19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.