Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid: 4ª dose da vacina começa a ser aplicada nesta sexta no DF

Idosos a partir de 80 anos e que tomaram a 3ª dose há pelo menos quatro meses serão os primeiros a receber o reforço

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

4ª dose da vacina será aplicada em idosos a partir de 80 anos
4ª dose da vacina será aplicada em idosos a partir de 80 anos 4ª dose da vacina será aplicada em idosos a partir de 80 anos

A imunização com a 4ª dose das vacinas para a Covid-19 começa nesta sexta-feira (1º) no Distrito Federal. A aplicação do reforço alcança, nesta primeira etapa, idosos a partir de 80 anos que tenham recebido a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses.

O lote extra com 47.970 fármacos da Pfizer/BioNTech foi entregue à Secretaria de Saúde nessa quinta (31). Como recomendado pelo Ministério da Saúde, preferencialmente, o 2º reforço será ministrado com as vacinas desse fabricante. A lista de postos está disponível na página da SES.

A estimativa da Saúde é que 80 mil pessoas na faixa etária de 80 anos ou mais poderão se imunizar. Além dos imunossuprimidos, que também são elegíveis para a 4ª dose da vacina, ainda não há previsão de ampliar a cobertura para outros grupos etários.

Leia também: Confira o mapa da vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Publicidade

A decisão de incorporar a 4ª dose foi tomada pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), do Ministério da Saúde, que levou em conta a redução da efetividade das vacinas nesse público. Os estudos considerados pelos técnicos indicam que há um "envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo".

Vacinação itinerante

Neste sábado (2), a vacinação itinerante segue nas escolas públicas, e oferece doses a toda a comunidade. Dessa vez, a ação será no Caic Santa Paulina, no Paranoá. De acordo com o balanço do Vacinômetro, 82,3% da população vacinável do DF completou a imunização com duas doses e 38,7% tomaram o reforço.

Atrasos

Enquanto isso, ainda há muitos habitantes com a vacinação atrasada: 761 mil moradores do Distrito Federal estão aptos a receber a terceira dose, chamada de dose de reforço, mas ainda não compareceram a um local de vacinação. Outros 45 mil estão com a segunda dose atrasada e aproximadamente 182 mil pessoas acima dos 12 anos não têm registro de início do ciclo vacinal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.