Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI da Câmara Legislativa do DF pede ao STF liberação do indígena Serere Xavante para depor

Ele está com presença marcada para esta quinta-feira; a prisão do líder indígena desencadeou a tentativa de invasão da sede da PF

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Liberação de Xavante para depor foi pedida ao STF
Liberação de Xavante para depor foi pedida ao STF Liberação de Xavante para depor foi pedida ao STF

A CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação do indígena José Acácio Serere Xavante para ser ouvido pelo colegiado. Ele está com depoimento marcado para esta quinta-feira (25), às 10h. Xavante foi preso, no ano passado, sob suspeita de condutas ilícitas em atos extremistas.

A prisão de Xavante foi pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e se fundamentou na necessidade de garantia da ordem pública diante dos indícios de prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado democrático de Direito.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A PGR afirmou que o indígena se valeu da posição de líder do povo xavante para reunir pessoas para cometer crimes como ameaça de agressão e perseguição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Após a prisão do indígena, em 12 de dezembro de 2022 os manifestantes tentaram invadir a sede da PF, em Brasília, depredaram uma delegacia da Polícia Civil e puseram fogo em carros e ônibus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.