Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado distrital é vítima de tentativa de golpe via Whatsapp

Foto do distrital Rodrigo Delmasso foi usada em pedidos de transferência enviados a diversos contatos de sua agenda

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Deputado Rodrigo Delmasso teve sua foto usada em tentativa de golpe via Whatsapp
Deputado Rodrigo Delmasso teve sua foto usada em tentativa de golpe via Whatsapp Deputado Rodrigo Delmasso teve sua foto usada em tentativa de golpe via Whatsapp

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) foi vítima de uma tentativa de golpe cada vez mais comum. Estelionatários usaram sua foto em uma conta falsa do WhatsApp para enviar mensagens a diversos contatos dele pedindo transferências em dinheiro.

O deputado contou ao R7 que só soube da tentativa de golpe quando chegou em casa e a mãe dele o procurou para que ele a ajudasse a fazer a transferência. “Minha mãe é minha vizinha e quando cheguei em casa de um evento, ela veio à minha casa para fazer a transferência junto comigo”, contou. “Eu perguntei de que transferência ela estava falando e qual não foi minha surpresa quando ela me mostrou as mensagens”, completou.

Trecho de conversa em que estelionatários tentam aplicar o golpe na mãe do deputado
Trecho de conversa em que estelionatários tentam aplicar o golpe na mãe do deputado Trecho de conversa em que estelionatários tentam aplicar o golpe na mãe do deputado

Delmasso registrou um boletim de ocorrência. “Essa é a quinta vez que tentam usar fotos minhas para esse tipo de golpe”, detalhou o deputado. “Acho que os estelionatários pensam que, por ser deputado distrital, tenho contato com pessoas com muito dinheiro. Além disso, eles devem pensar que as pessoas teriam mais disposição em atender a um pedido meu”, comentou. “Mas já avisei para toda a minha lista de contatos e o golpe não vai prosperar,” afirmou.

Alerta enviado pelo deputado para sua lista de contatos
Alerta enviado pelo deputado para sua lista de contatos Alerta enviado pelo deputado para sua lista de contatos

Delmasso aproveitou a ocasião para alertar as pessoas a jamais fazerem transferências em dinheiro quando solicitadas por mensagens de aplicativo. “Quando alguém recebe um pedido assim por mensagem, é fundamental que peça algum tipo de prova da pessoa do outro lado. Isso quer dizer: fale com a pessoa por telefone ou por vídeo chamada para ter certeza de que é ela mesma do outro lado”, aconselhou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.