Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado Rodrigo Agostinho é o novo presidente do Ibama

Nome do deputado federal foi confirmado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima neste sábado (14)

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP)
O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP) O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP)

O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) é o novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em nota divulgada neste sábado (14), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informou que o parlamentar foi escolhido pela “sólida formação técnica e destacada atuação na área ambiental”.

Agostinho é biólogo, ambientalista e advogado. Possui mestrado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação. Agostinho foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

Nas redes sociais, o futuro presidente do Ibama afirmou que o desafio será enorme para reconstruir o órgão pelo país. “Nosso trabalho terá como foco prioritário o combate ao desmatamento; o fortalecimento da gestão pública socioambiental; a modernização das nossas estruturas e a defesa intransigente do meio ambiente equilibrado”, disse Agostinho.

A posse de Agostinho no órgão deve acontecer em fevereiro, após o fim do mandato dele na Câmara dos Deputados.

Publicidade

O ministério também anunciou que Edel Moraes será a secretária de Desenvolvimento Rural Sustentável. De acordo com a pasta, Edel faz parte de comunidades extrativistas do Pará e foi a primeira mulher a ser vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS).

Ela é vice-presidente do Memorial Chico Mendes e doutoranda no Centro de Desenvolvimento Sustentável, além de ser especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.