Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Deus conforte o coração de todos', diz Bolsonaro sobre caso de Bruno Pereira e Dom Phillips

Indigenista e jornalista desapareceram em 5 de junho, na região amazônica; pescador local confessou ter assassinado os dois

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, nesta quinta-feira (16), para comentar o o caso do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. "Nossos sentimentos aos familiares e que Deus conforte o coração de todos", disse o chefe do Executivo.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Cristiane Britto, divulgou uma nota de pesar. "A pasta manifesta pesar pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que estavam desaparecidos desde domingo (5) na região do Vale do Javari, no Amazonas. O MMFDH enaltece o trabalho realizado pela Polícia Federal e pelas Forças Armadas, que rapidamente elucidaram o caso", afirma.

Pereira e Phillips desapareceram no Vale do Javari, na região amazônica. Restos mortais foram encontrados durante as buscas – no local indicado pelo pescador que confessou ter assassinado os dois – a mais de 3 km do local do crime. Os corpos serão transportados de Atalaia do Norte, no Amazonas, para o Instituto de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília, onde passarão por perícia para que sejam confirmadas as identidades, bem como colhidas mais informações sobre o crime – os resultados devem ser divulgados na próxima semana.

De acordo com a Polícia Federal, Amarildo dos Santos, conhecido como "Pelado", um dos pescadores detidos, confessou ter matado Dom e Bruno, esquartejado os corpos e ateado fogo neles. O suspeito está preso com o também pescador Osoney da Costa, irmão dele. Os dois foram vistos por testemunhas perseguindo a lancha dos profissionais. O superintendente da PF, Eduardo Alexandre Fontes, afirmou que mais pessoas podem estar envolvidas no caso.

Publicidade

O caso

O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram em 5 de junho quando realizavam entrevistas para a produção de um livro e reportagens sobre invasões de terras indígenas na região. Eles partiram rumo à cidade de Atalaia do Norte, mas não chegaram ao destino.

Leia também

Com 8,5 milhões de hectares, a Terra Indígena Vale do Javari fica no extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru, e abriga ao menos 14 grupos isolados, a maior população indígena não contatada do mundo.

A área é a segunda maior terra indígena do país – atrás apenas da Yanomami, com 9,4 milhões de hectares – e tem acesso restrito, feito apenas por avião ou barco, já que a região não possui rodovias nem ferrovias próximas. O Vale do Javari é pressionado há anos pela atuação intensa de narcotraficantes, pescadores, garimpeiros e madeireiros ilegais que tentam expulsar povos tradicionais da região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.