Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF libera vacinas remanescentes da CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos

Faixa etária poderá ser imunizada com a 'xêpa' uma hora antes do fechamento dos postos de saúde a partir desta quinta-feira (21)

Brasília|Vanessa Marques, do R7, em Brasília

Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde
Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde

Crianças de 3 e 4 anos poderão ser vacinadas contra a Covid-19 no Distrito Federal a partir desta quinta-feira (21). A imunização para esta faixa etária será feita com doses remanescentes da CoronaVac uma hora antes do fechamento das unidades de vacinação, de acordo com a Secretaria de Saúde.

A decisão foi tomada para evitar a perda dos frascos já abertos, que são conhecidos popularmente como "xêpa da vacina". "Cada frasco de CoronaVac contém dez doses do imunizante. Após aberto, a validade é de oito horas, sendo impossível o restante ser utilizado no dia seguinte. A orientação do Ministério da Saúde é para que essas doses remanescentes não sejam perdidas", explicou em nota.

Leia também

A imunização com a vacina da CoronaVac começou nesta quarta-feira (20) em crianças imunossuprimidas com 4 anos de idade ou mais. Mais de 70 Unidades Básicas de Saúde do DF estão preparadas para receber o público.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a autorização de uso emergencial da CoronaVac para as crianças de 3 a 5 anos no dia 13 de julho.

A secretaria ressaltou que não há garantia de disponibilidade da "xêpa". No horário normal de atendimento, está autorizada apenas a vacinação de crianças imunossuprimidas de 4 anos. A condição precisa ser comprovada por meio de laudo ou relatório médico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.