Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF recebe 23,5 mil doses da Pfizer e retoma vacinação a partir de 5 anos

Estoque foi zerado no início da semana e aplicações estavam restritas; agora, todas as crianças podem receber o imunizante

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Vacinação infantil contra a Covid-19
Vacinação infantil contra a Covid-19 Vacinação infantil contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde prevê retomar a vacinação de todas as crianças a partir de 5 anos, com e sem comorbidades, contra a Covid-19 nesta quarta-feira (26). Na tarde dessa terça (25), a pasta informou que o Distrito Federal recebeu 23,5 mil doses pediátricas do imunizante da Pfizer/BioNTech, indicado para a faixa etária.

De acordo com a secretaria, os postos de saúde seriam abastecidos pela manhã, antes do início do funcionamento das unidades. Desde a segunda-feira (24), o estoque do fármaco estava zerado na Rede de Frios, e eram aplicados apenas as doses restantes nos pontos de vacinação.

Com a escassez de imunizantes, a secretaria priorizou as aplicações da Pfizer infantil para crianças imunossuprimidas de 5 a 11 anos e aquelas de 5 anos com comorbidades ou deficiência. As demais, e a partir dos 6 anos, poderiam tomar a Coronavac. Diante do reabastecimento dos postos, não há mais essa priorização.

Assim, o esquema volta a ser o já praticado na semana passada: a Pfizer infantil é ministrada em crianças de 5 a 11 anos e a Coronavac é indicada para aquelas de 6 a 17 anos. O público com imunossupressão recebe apenas as doses da Pfizer, conforme orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O levantamento da Saúde apointa que, até o momento, a capital federal já vacinou 12,09% do público infantil estimado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 268.208 crianças.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.