Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF retoma aulas presenciais nesta segunda; confira os protocolos

Retorno exige uso de máscara e afastamento de pessoas com suspeita ou confirmação de Covid, entre outras medidas

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Volta às aulas presenciais no Distrito Federal
Volta às aulas presenciais no Distrito Federal Volta às aulas presenciais no Distrito Federal

As aulas 100% presenciais nas escolas públicas do Distrito Federal retornam nesta segunda-feira (14) com novos protocolos. Após um adiamento da data de retorno e uma campanha para intensificar a vacinação contra a Covid-19 das crianças em idade escolar, as secretarias de Educação e Saúde se preparam para lidar com a volta dos alunos às escolas em meio a um momento crítico da pandemia.

Mais de 430 mil alunos da rede pública retornam às salas de aula hoje. Apenas estudantes com comorbidades ficam liberados para atividades online. Apesar dos incentivos à imunização de crianças e adolescentes, a comprovação de vacinação não será obrigatória. 

Atualmente, podem ser vacinados estudantes a partir de 5 anos no DF. Ao todo, 117.445 crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas na capital com a primeira dose, e 180.792 adolescentes de 12 a 17 — faixa etária que começou a receber a vacina antes — tomaram a segunda dose. Como ainda não há a proteção completa dos estudantes e os números da pandemia vêm chegando a cenários preocupantes no DF, medidas específicas são obrigatórias nesse retorno escolar.

Algumas delas são conhecidas desde o começo da disseminação do vírus, como o uso permanente de máscara cobrindo nariz e boca, o distanciamento social e o ato de manter ambientes bem ventilados. Nos horários em que há maior aglomeração de pessoas, como entrada e saída de alunos, intervalo e lanche, os protocolos recomendam organizações distintas de horários para evitar ao máximo a reunião de grande número de estudantes.

Publicidade

Em caso de contaminação ou até suspeita de Covid-19 entre qualquer educador ou educando, a pessoa deve ser afastada do local de forma imediata. Em caso de suspeita, ou seja, quando o aluno, por exemplo, tiver sintomas gripais, ele terá que procurar uma unidade básica de saúde para avaliação clínica e permanecer em isolamento até a confirmação ou descarte do diagnóstico.

“Se confirmado, o infectado precisa manter-se isolado por 10 dias, da data de início dos sintomas, desde que permaneça sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos, há pelo menos 24 horas, e com remissão dos sintomas respiratórios”, divulgou a Secretaria de Saúde.

Publicidade

O monitoramento dos casos de Covid-19 na rede de ensino será realizado por meio do aplicativo Monitora Escola. Com ele, há a promessa de monitorar os possíveis casos de infecções em tempo real nas instituições.

O documento com todo os protocolos de retorno presencial nas escolas públicas tem 38 páginas e pode ser conferido neste link. Há ainda uma nota técnica com orientações para creches, escolas e universidades públicas e privadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.