Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleições: PT, PCdoB e PV registram federação Brasil da Esperança

Decisões serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros. Petista Gleisi Hoffmann vai presidir grupo

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comandará federação
Presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comandará federação Presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comandará federação

De olho nas eleições de 2022, as direções nacionais do PT, PCdoB e PV registraram nesta segunda-feira (18) o estatuto e o programa da federação Brasil da Esperança. Os documentos foram aprovados em reunião neste domingo (17) e deixou do lado de fora o PSB.

"Nasce a Federação Brasil da Esperança, que se constituiu como expressão da necessidade e do anseio de união das forças populares, democráticas, progressistas para, junto com uma ampla aliança, restaurar a democracia, promover a reconstrução e a transformação do Brasil e garantir vida digna ao povo brasileiro", consta no comunicado.

Segundo as legendas que fazem parte do grupo, a federação nasce para libertar o Brasil do "desastroso governo da extrema direita", em referência à gestão de Jair Bolsonaro.

O informe aponta que a união das siglas será em torno da liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de agregar e mobilizar forças políticas, sociais, econômicas e culturais para que “a democracia” saia vitoriosa nas eleições de outubro.

Publicidade

Paralelamente, os partidos buscarão eleger números mais expressivos para o Congresso Nacional, assembleias legislativas e governos dos estados.

O grupo não terá a participação do PSB, sigla que filiou recentemente o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, aprovado, com ampla maioria, pelo PT para compor a chapa com o ex-presidente Lula. Dirigentes partidários argumentam que as legendas estarão juntas na eleição nacional e em vários estados.

Publicidade

Assembleia e Comissão Executiva

De acordo com comunicado, a Assembleia Geral da Federação Brasil da Esperança, órgão máximo de deliberação, será composta por 60 membros, sendo nove vagas distribuídas igualmente (três por partido) e 51 na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018.

As decisões serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros. Na composição da assembleia, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres. Também é obrigatório que pelo menos 20% do quadro sejam reservados pelo critério étnico-racial.

Publicidade

A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são integrantes natos do grupo e as outras 15 vagas seguirão a proporção dos votos obtidos em 2018.

A primeira presidente da federação será Gleisi Hoffman (PT), com a primeira vice-presidente sendo Luciana Santos (PCdoB) e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os dirigentes partidários, podendo haver recondução por decisão unânime.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.