Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entre cães e gatos, Zoonoses do DF tem 33 animais para adoção

São 14 cães e 19 gatos vermifugados, vacinados contra a raiva e testados contra a leishmaniose, prontos para ganhar um lar

Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília

Trinta e três animais estão disponíveis para adoção na Zoonoses
Trinta e três animais estão disponíveis para adoção na Zoonoses Trinta e três animais estão disponíveis para adoção na Zoonoses

Para os que estão à procura de um bichinho, a Dival (Diretoria de Vigilância Ambiental) da Zoonoses do Distrito Federal está com 33 animais à espera de uma família. São 14 cachorros e 19 gatos aguardando a vez de serem adotados.

Todos estão vermifugados, vacinados contra a raiva e testados contra a leishmaniose. Eles chegaram ao centro de controle entre setembro de 2021 e março deste ano por ocorrências de maus-tratos ou por oferecerem riscos à saúde pública.

No ano passado, foram adotados 125 cães e gatos. Em 2020, 516 animais da Zoonoses ganharam um lar. Para aqueles que buscam um bichinho, o primeiro passo é ter 18 anos ou mais. Com um documento de identificação, comprovante de residência, coleira ou caixa de transporte, o candidato a tutor pode retirar seu pet diretamente na Zoonoses.

Existe também a opção de adotar por meio da ONG Amigos da Zoonoses, um grupo de voluntários da Secretaria de Saúde do DF que cuida da saúde e do bem-estar dos animais, facilitando o processo de adoção. Para os interessados, basta preencher o formulário e aguardar o contato dos voluntários.

Publicidade

Determinação judicial ou vínculo epidemiológico

Em 2021, 496 bichinhos foram abrigados por determinação judicial ou por vínculo epidemiológico. Os casos judiciais ocorrem por morte do tutor, interdição de espaços ou maus-tratos. Os bichos passam por exames e observação durante dez dias. Havendo a constatação de que estão saudáveis, eles são direcionados para adoção.

Aqueles que apresentam um quadro de enfermidade ou risco à saúde pública – cães agressivos ou com sintomas de raiva – são avaliados e ficam em isolamento, sendo acompanhados por pelo menos dez dias. Após essa etapa, não tendo apresentado sintomas, eles podem ser encaminhados para adoção.

Publicidade

O gerente da Dival, Isaías Chianca, reforçou o propósito do órgão, que é evitar a transmissão de doenças para os humanos. "O ideal é não ter que receber nenhum animal, porque não temos estrutura ou protocolos para garantir o bem-estar e saúde deles."

A Dival está localizada no Sain (Setor de Áreas Isoladas Norte), lote 4, estrada do Contorno Bosque, Noroeste. Os visitantes podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.