Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enviado especial dos EUA para o Clima chega a Brasília neste domingo

De acordo com embaixada americana, John Kerry se reunirá com parlamentares, autoridades e representantes da sociedade civil

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

John Kerry durante a COP 27, em Sharm El Sheikh, Egito.
John Kerry durante a COP 27, em Sharm El Sheikh, Egito. John Kerry durante a COP 27, em Sharm El Sheikh, Egito.

O enviado especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, chega a Brasília neste domingo (26). Ele vai se reunir com autoridades do governo brasileiro, parlamentares e líderes da sociedade civil.

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Kerry vai dar continuidade ao Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA, que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden relançaram durante a reunião de 10 de fevereiro, em Washington, nos Estados Unidos. O enviado americano fica na capital federal até terça-feira (28).

Ainda de acordo com a missão diplomática americana, entre os assuntos que Kerry veio tratar no Brasil estão oportunidades de colaboração mútua no combate à crise climática e ao desmatamento. A transição para a energia limpa e o fomento à bioeconomia também estão na pauta.

EUA anunciam intenção de compor Fundo Amazônia, mas não informam valores

Durante a vista de Lula a Washington DC, ele e Biden assinaram, em 10 de fevereiro, um comunicado conjunto que diz que o país norte-americano tem a intenção de fazer parte do Fundo Amazônia, cujo objetivo é financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma.

Publicidade

"Os Estados Unidos anunciaram sua intenção de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo apoio inicial ao Fundo Amazônia, e para alavancar investimentos nessa região muito importante", diz o texto elaborado pelos dois presidentes.

Segundo o texto, os dois presidentes concordaram que o Grupo de Trabalho de Alto Nível Brasil-EUA sobre Mudança do Clima, criado em 2015, faça uma reunião "com a maior brevidade possível, com vistas a examinar áreas de cooperação, como combate ao desmatamento e à degradação, reforço da bioeconomia, estímulo à implantação da energia limpa, fortalecimento de ações de adaptação e promoção de práticas agrícolas de baixo carbono".

De acordo com o comunicado, "os dois líderes reafirmaram a natureza vital e duradoura da relação Brasil-EUA e ressaltaram que o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise do clima figuram no centro de sua agenda comum".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.