Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-senador Jorge Viana é indicado para presidir a Apex por quatro anos

O nome foi anunciado por Geraldo Alckmin, mas só foi oficializado nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Jorge Viana, ex-governador do Acre e presidente da Apex
Jorge Viana, ex-governador do Acre e presidente da Apex Jorge Viana, ex-governador do Acre e presidente da Apex

A indicação do ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) para a presidência da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) foi confirmada nesta quarta-feira (4) com a publicação no Diário Oficial da União. No despacho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê a permanência de Viana na agência por quatro anos. 

O nome de Viana para o comando da Apex havia sido confirmado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), na última sexta-feira (30). 

A Apex atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Na gestão de Jair Bolsonaro, a agência estava ligada ao Ministério das Relações Exteriores. No governo Lula, ficará sob o guarda-chuva do Ministério da Indústria e Comércio.

Jorge Viana é engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de gestão pública. Ligado a movimentos de trabalhadores rurais e seringueiros, foi prefeito de Rio Branco na década de 1990 e governador do Acre por dois mandatos, nos anos de 1999 a 2006. Em 2011, foi eleito senador e chegou a ocupar a presidência do Senado por um dia, após Renan Calheiros ser afastado do cargo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.