Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exame da laringe de Lula apresenta 'normalidade' após cirurgia, dizem médicos

Presidente eleito passou por avaliação na manhã deste domingo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

Brasília|Do R7

Presidente eleito cumpriu agenda em Brasília na semana passada
Presidente eleito cumpriu agenda em Brasília na semana passada Presidente eleito cumpriu agenda em Brasília na semana passada

Duas semanas após ser submetido a uma cirurgia na laringe, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma reavaliação neste domingo (4) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O boletim médico, divulgado às 13h, diz que o exame de laringoscopia "se mostrou dentro da normalidade".

Lula foi operado no dia 20 de novembro após os médicos identificarem uma leucoplasia

"O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", disseram os médicos de Lula em 12 de novembro por meio de um comunicado. 

A leucoplasia são lesões causadas pelo desgaste e inflamação das mucosas, principalmente por causa do tabagismo, da doença do refluxo e do consumo de álcool. 

Continua após a publicidade

Com o tempo, a camada de tecido da região atingida pela leucoplasia vai sendo alterada e, em casos mais graves, pode se tornar um câncer. Por isso, quanto antes a pessoa identificar e tratar a lesão, melhor.

O petista teve câncer de laringe em 2011 e concluiu o tratamento no ano seguinte. Os médicos consideram que o tumor se encontra em remissão, ou seja, não reapareceu. 

Continua após a publicidade

O presidente eleito foi acompanhado pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pelos otorrinolaringologistas Rubens Brito e Rui Imamura.

Após o exame deste domingo, Lula volta a Brasília amanhã para cumprir agendas do gabinete de transição.

Continua após a publicidade

Um dos compromissos será uma reunião com o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, que vem ao país como enviado do presidente Joe Biden.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.