Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Executiva do PSL aprova primeiro passo para fusão com DEM

Cúpula do partido autorizou convocação de uma Convenção Nacional Conjunta com DEM para deliberar sobre a fusão

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Presidente do DEM, ACM Neto: nova legenda terá candidato próprio em 2022
Presidente do DEM, ACM Neto: nova legenda terá candidato próprio em 2022 Presidente do DEM, ACM Neto: nova legenda terá candidato próprio em 2022

A Executiva Nacional do PSL (Partido Social Liberal) aprovou a convocação de uma Convenção Nacional Conjunta com o DEM (Democratas) para deliberar sobre a fusão dos dois partidos. A aprovação aconteceu em reunião na tarde desta terça-feira (28).

Na prática, a convocação da convenção significa o primeiro grande passo concreto para a fusão. Durante a reunião, serão aprovados os projetos comuns de estatuto e o programa do novo partido.

Também está prevista para a ocasião a eleição da Comissão Executiva Nacional Instituidora, um órgão nacional que deve promover o registro do novo partido. A Convenção Nacional Conjunta está marcada para 6 de outubro, próxima quarta-feira, a partir das 9h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A coluna de Christina Lemos, do R7, adiantou, nesta terça-feira, que a fusão deve ser concluída já no próximo mês e tem o potencial de turbinar o acesso das duas legendas aos fundos públicos que financiam a atividade política. São estimados cerca de R$ 458 milhões com os fundos eleitoral e partidário, a partir da criação de um partido unificado.

Porém o próprio presidente do Democratas, ACM Neto, um dos principais promotores da fusão, admite que haverá desfiliações em um primeiro momento. Ele sustenta que o projeto principal da nova agremiação é o lançamento de candidatura própria à Presidência e a governos estaduais em 2022, além da formação de bancadas numerosas no Legislativo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.