Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exposição do coração de dom Pedro 1º será aberta ao público nesta quinta (25)

Órgão do primeiro imperador do Brasil vai ficar exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília, até o dia 5 de setembro

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Túmulo de dom Pedro 1º, no Museu do Ipiranga, em São Paulo
Túmulo de dom Pedro 1º, no Museu do Ipiranga, em São Paulo Túmulo de dom Pedro 1º, no Museu do Ipiranga, em São Paulo

A exposição do coração de dom Pedro 1º já pode ser visitada a partir desta quinta-feira (25) na Sala Santiago Dantas, no Palácio do Itamaraty. O local será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral. O evento vai até o dia 5 de setembro.

Conservado em uma cápsula de vidro, o coração está no Brasil para a comemoração dos 200 anos da Independência. O órgão chegou a Brasília na última segunda-feira (22) a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB), emprestado pelo governo de Portugal para ser exposto durante as comemorações. 

Na terça-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de chegada do coração de dom Pedro 1º. O órgão foi levado pela rampa do Palácio do Planalto, recebido por Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

É a primeira vez em 187 anos que o coração do ex-imperador deixa Portugal. O coração é mantido na igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto. A reportagem apurou que o lado português não impôs nenhuma condição para o translado do órgão, salvo a exigência de laudo técnico que atestasse a viagem ao Brasil sem sofrer danos.

A relíquia foi recepcionada em uma cerimônia com honras de chefe de Estado. Entre os presentes, estavam os ministros Luiz Ramos (Secretaria-Geral), Marcelo Queiroga (Saúde), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.