Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiscalização remove 12 construções irregulares no DF

Entre as regiões administrativas vistoriadas estão Águas Claras, Ceilândia e Riacho Fundo I

Brasília|Do R7

Trator removeu construção irregular no Riacho Fundo I
Trator removeu construção irregular no Riacho Fundo I Trator removeu construção irregular no Riacho Fundo I

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Sol demoliu 12 edificações erguidas em áreas públicas sem autorização. Entre as regiões administrativas vistoriadas estão Águas Claras, Ceilândia e Riacho Fundo I. As ações contaram com cerca de 150 servidores, que foram coordenados pela Seops (Secretaria da Ordem Pública e Social) e pela Agefis (Agência de Fiscalização).

Nove das construções irregulares haviam sido erguidas no Riacho Fundo I. Duas delas na Chácara 16, conhecida como Condomínio Califórnia. Além das edificações, um muro de arrimo de 40 metros lineares foi erradicado e três fossas acabaram entupidas.

Outras cinco obras irregulares foram removidas na região da Fazenda Sucupira, que fica atrás da Vila Olímpica. A ação no Riacho Fundo foi encerrada no Parque Ecológico da cidade, onde duas edificações e cem metros lineares de cerca foram ao chão.

Leia mais notícias no R7 DF

Continua após a publicidade

Corpo de Bombeiros resgata vaca que caiu em vala no Riacho Fundo

Em Águas Claras, o Comitê concentrou a fiscalização no setor habitacional Arniqueira, onde uma ação civil pública proíbe o surgimento de novas obras. Três metros lineares de muro acabaram retirados na Chácara 21. Agentes e fiscais removeram, ainda, o acréscimo de uma construção que não havia sido autorizado, conforme prevê a ação judicial. Na Chácara 463 da Colônia Agrícola Vereda da Cruz, uma edificação feita em madeirite foi removida.

Continua após a publicidade

No setor habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, três responsáveis por obras irregulares, erguidas em área próxima a uma nascente, considerada de proteção permanente, foram intimados a fazer a demolição por conta própria em até dez dias. Eles poderão ser multados caso seja necessária ação do Estado.

Na Chácara 36, o Comitê retirou 30 metros de muro, 30 metros de tapume e 80 metros lineares de cerca. No mesmo local, a base para as fundações de uma obra irregular também acabou erradicada.

Continua após a publicidade

O Sol Nascente passa por processo de regularização e os órgãos de fiscalização do Governo do Distrito Federal trabalham para evitar a expansão do setor. Principalmente para as áreas protegidas pela legislação ambiental, como as nascentes, ou àquelas passíveis de erosão ou alagamentos. As vistorias ao local ocorrem até seis vezes por semana.

Faça seu e-mail do R7

Imprima suas fotos no R7!

Venha para o R7 Banda Larga!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.