Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Força Nacional é enviada à Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará

Área de 280 mil hectares que abriga três etnias sofre pressões de madeireiros, fazendeiros e grileiros; atuação vai durar 90 dias

Brasília|Do R7, em Brasília

Terra Indígena Alto Rio Guamá está localizada no nordeste do Pará e abriga 1.700 indígenas
Terra Indígena Alto Rio Guamá está localizada no nordeste do Pará e abriga 1.700 indígenas Terra Indígena Alto Rio Guamá está localizada no nordeste do Pará e abriga 1.700 indígenas

O Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para a Terra Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste do estado do Pará. O pedido foi feito pela Fundação Nacional do Índio (Funai), e a autorização está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

A força deve atuar "nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado" durante 90 dias. O documento não detalha o número de agentes que serão enviados à operação.

LEIA TAMBÉM: Região da Amazônia tem as cidades mais violentas do país

A terra indígena tem 280 mil hectares e abriga 1.700 pessoas de três etnias: Tembé, Ka'apor e Awa Guajá. Em fevereiro, um indígena de 24 anos foi assassinato a tiros na área. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de uma milícia que atua na região sob o comando de fazendeiros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.