Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Força-tarefa no DF interrompe 5 eventos na segunda de carnaval

A fiscalização do Governo do Distrito Federal dispersou um bloco com mais de 400 pessoas  e interditou quatro estabelecimentos

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Mais de 120 estabelecimentos e eventos foram fiscalizados pelas autoridades do DF
Mais de 120 estabelecimentos e eventos foram fiscalizados pelas autoridades do DF Mais de 120 estabelecimentos e eventos foram fiscalizados pelas autoridades do DF

A força-tarefa do GDF (Governo do Distrito Federal) montada para fiscalizar eventos durante o carnaval interditou, nesta segunda-feira (28), quatro estabelecimentos e um bloco de rua por descumprirem as proibições adotadas durante o recesso para combater a transmissão da Covid-19. As vistorias seguem nesta terça-feira (1º). 

O decreto do governo local proíbe eventos típicos carnavalescos como os blocos, bailes, desfiles e shows com ou sem cobrança de ingresso. Está permitido o funcionamento de bares com música ao vivo, desde que cumpram com os protocolos sanitários, não tragam a temática de carnval e não cobrem ingresso. 

Um bar no Setor de Indústrias Gráficas foi interditado por falta de documentação e outro, no Setor de Garagens Oficiais foi fechado por promover aglomeração, além de não apresentar o alvará completo. Duas casas de festas no Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte sofreram a mesma sanção por cobrança de entrada e promoção de aglomeração. 

Já na Galeria dos Estados, na área central de Brasília, as autoridades dispersaram um bloco de carnaval com participação de mais de 400 pessoas. Os organizadores foram autuados e os instrumentos musicais, apreendidos. Também foram autuados dois bares por consumo de narguilé, um no Sudoeste e um no Setor de Recreação Pública Norte. 

Publicidade

As equipes circularam por estabelecimentos na Asa Sul, Asa Norte, Área Central de Brasília, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal e Varjão. Em uma das ações, em um bar na 205 Sul, os fiscais do DF Legal orientaram a retirada do alambrado que estava invadindo área pública e alertaram para a proibição da cobrança de ingressos, já que o estabelecimento tinha programado uma apresentação de banda.

Foram fiscalizados mais de 120 estabelecimentos, entre 19h de domingo e 2h da madrugada de terça. As ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública, com equipes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Detran, do Instituto Brasília Ambiental, do Procon e da Vigilância Sanitária, além das equipes do DF Legal. Há, ainda, colaboração do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios). 

Publicidade

"Essa é uma operação específica para garantir os protocolos sanitários durante o período de carnaval", apontou o auditor fiscal do Procon, Valter Freitas Filho. Já o coordenador da força-tarefa do MPDFT, Eduardo Sabo, ressaltou que o compromisso deve ser de todos."Os estabelecimentos autuados não buscaram cumprir com a sua responsabilidade e respeito à saúde pública. As consequências do crescimento da pandemia serão suportadas por todos, por isso é que a atuação deve ser do Poder Público, conscientizando, fiscalizando, autuando, mas também da sociedade civil, cumprindo com as regras sanitárias."

As ações concentradas começaram na sexta-feira (25) e seguem até esta terça (1º). Além das vistorias em eventos e estabelecimentos, as autoridades realizam abordagens de trânsito. De sexta a segunda, a Polícia Militar realizou 2.123 abordagens pessoais e registrou 1.946 ocorrências. Foram apreendidas de 18 armas brancas e nove de fogo. Somente no domingo (27). Somente domingo, 230 motoristas foram autuados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.