Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças de segurança do Nordeste embarcam para reforçar intervenção federal em Brasília

Pelo menos quatro estados já disponibilizaram policiais para reforçar a segurança no Distrito Federal

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília, e Nathalia Kuhl, da Record TV

Homens do grupamento de choque do BPRone da Polícia Militar do Piauí são enviados para Brasília
Homens do grupamento de choque do BPRone da Polícia Militar do Piauí são enviados para Brasília Homens do grupamento de choque do BPRone da Polícia Militar do Piauí são enviados para Brasília

O Consórcio Nordeste começou a enviar policiais especializados para atuação em Brasília durante a intervenção federal na segurança pública da capital federal. Os nove estados da região ofereceram equipes para reforçar o contingente da Força Nacional. O transporte está sendo realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo federal pediu aos estados ainda no domingo (8) que enviem reforços, após atentados contra as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto por extremistas que não aceitam o resultado da eleição.

Na manhã desta segunda-feira (8), 22 homens do grupamento de choque do BPRone da Polícia Militar do Piauí embarcaram para Brasília. Além deles, 40 homens da PM do estado já estão no Distrito Federal.

O Governo do Ceará anunciou a disponibilização de 70 policiais que podem ser enviados imediatamente. A Bahia encaminhou 70 policiais ainda na noite de domingo (8), quando os ataques estavam em andamento. Pernambuco disponibilizou um grupo de 30 agentes de segurança.

Publicidade

A intervenção federal na segurança pública vale até o dia 31 deste mês. Em decisão tomada na noite de domingo, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a desmobilização de acampamentos localizados nas redondezas de quartéis militares em todo o país.

De acordo com a decisão, as Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e as Forças Armadas devem cooperar e atuar em conjunto para manter a ordem pública e desmontar atos antidemocráticos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.