Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fux se reúne com deputados para discutir relações entre os Poderes

O encontro faz parte de uma série de agendas do presidente do STF com parlamentares

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

O ministro Luiz Fux, presidente do STF
O ministro Luiz Fux, presidente do STF O ministro Luiz Fux, presidente do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu com deputados em um café da manhã na Corte nesta quarta-feira (29). Na pauta esteve a relação entre os Poderes.

O encontro faz parte de uma série de agendas de Fux com parlamentares. Entre os presentes na reunião está o presidente da Câmara, Arthur Lira. A preocupação com a estabilidade institucional ganha espaço com a proximidade das eleições.

Na Câmara, tramita uma Proposta de Emenda à Constituição que prevê que o Congresso tenha poder de cassar decisões do Supremo que não tenha unanimidade durante a votação.

Além disso, o Supremo é alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro, que questiona decisões do Tribunal. O chefe do Executivo se volta também contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto acusa o sistema eleitoral de ser inseguro e sem transparência.

Publicidade

Após o encontro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o diálogo girou no sentido de preservar a democracia. "Na semana passada o presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, me ligou fazendo um convite para um café da manhã para uma conversa informal com os líderes da Câmara, tanto da oposição quanto do governo. São alguns assuntos que a Câmara tem preocupação que estão tramitando no Supremo. Alguns assuntos para que houvesse sempre um equilíbrio entre os Poderes, o respeito aos limites, manutenção do estado democrático, preservação da democracia e respeito ao resultado das eleições", disse.

Além de Lira, estiveram presentes os deputados Paulinho (Solidariedade-SP), Vinicius de Carvalho (Republicanos-SP), Capiberibe (PSB-AP), Antônio Brito (PSD-BA), Orlando Silva (PCdoB-SP), André Figueiredo (PDT-CE), Altineu Cortes (PL-RJ), Reginaldo Lopes (PT-MG), Celina Leão (PP-DF), entre outros. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.