Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

GDF não pretende flexibilizar restrições de combate à Covid

O governador Ibaneis Rocha afirmou que novas flexibilizações ocorrerão apenas com mais leitos e queda na taxa de transmissão

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

O governador do DF, Ibaneis Rocha, defende a retomada da economia com segurança
O governador do DF, Ibaneis Rocha, defende a retomada da economia com segurança O governador do DF, Ibaneis Rocha, defende a retomada da economia com segurança

O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta quarta-feira (16), que só pretende diminuir as restrições para a realização de eventos com aglomeração no Distrito Federal se houver a combinação de dois fatores: a queda na taxa de transmissão e uma maior oferta de leitos de UTI para tratamento da Covid-19. 

"Precisamos retomar a economia e vamos fazer isso com segurança", afirmou o governador durante evento oficial em Santa Maria. Sem especificar uma data, Ibaneis declarou que "espera, em breve, poder anunciar a redução dessas medidas restritivas."

Na avaliação da Secretaria de Saúde, o período mais agudo da terceira onda da pandemia deve ocorrer até o fim de fevereiro. Somente nesta terça, foram registrados 2.350 novos casos. O índice da taxa de transmissão está em 1,08 e até houve uma diminuição nas últimas semanas no DF. Mas, apesar dessa queda, o número continua acima de 1, o que significa que o ritmo dos contágios ainda está em aceleração. 

Diante do avanço nas contaminações desde o início do ano, o governador Ibaneis decretou uma série de proibições que afetam, sobretudo, o setor de eventos. Medidas que, segundo ele, estão impactando diretamente a taxa de transmissão. "O resultado está acontecendo", ressaltou. 

Publicidade

Além do cancelamento das festas de rua e particulares de Carnaval, Ibaneis também proibiu o uso de pistas de dança em estabelecimentos do DF, assim como a realização de shows e eventos com cobrança de ingressos. As competições esportivas podem ocorrer, mas sem a presença de público.

Leitos no limite

Enquanto isso, as UTIs públicas têm operado quase no limite da capacidade. Nesta quarta-feira, apenas quatro leitos estavam vagos nos hospitais públicos para crianças e recém-nascidos com Covid-19.

Publicidade

A taxa de ocupação atingiu 96,33%, sendo que os leitos adultos estão 100% lotados. "Estamos providenciando novos leitos. A gente espera em breve ter novidades nesse setor", afirmou o governador Ibaneis Rocha. 

Na tentativa de reverter esse cenário, o GDF publicou, no Diário Oficial do DF, a contratação de 30 leitos de UTI para adultos em três hospitais privados: Daher, São Francisco e Home.

Publicidade

Agenda oficial

As declarações do governador Ibaneis Rocha sobre as restrições foram dadas durante evento oficial, em Santa Maria. Na ocasião, Ibaneis assinou uma ordem de serviço para a construção do Conselho Tutelar da região. A expectativa é que mais dois prédios da instituição devem ser construídos até o fim do governo. 

As obras da rodovia vicinal 361, que vai ligar o campus da Universidade de Brasília no Gama à região de Santa Maria, também foram autorizadas. A pista com extensão de 3 km vai custar R$ 4 milhões aos cofres públicos.

O governador aproveitou agenda oficial para visitar a obra da Escola Técnica de Santa Maria, que terá capacidade para 1,5 mil alunos em cursos de aperfeiçoamento profissional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.