Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Goiano sofre de doença rara com 150 casos registrados no mundo

Rafael Regis foi diagnosticado com neuralgia atípica. Doença causa dor constante no ouvido e impede que ele tenha uma vida normal

Brasília|Marcela Cunha* e Emerson Fonseca Fraga, do R7, em Brasília

Rafael estudava para ser piloto de avião, mas interrompeu os estudos por causa da doença
Rafael estudava para ser piloto de avião, mas interrompeu os estudos por causa da doença Rafael estudava para ser piloto de avião, mas interrompeu os estudos por causa da doença

O goiano Rafael Regis, 26 anos, faz uma campanha na internet para conseguir um tratamento genético na China. Morador de Goiânia (GO), ele foi diagnosticado com neuralgia atípica no nervo intermédio e no nervo timpânico, uma doença extremamente rara no ouvido que tem apenas 150 casos registrados no mundo. A doença provoca dor constante no ouvido, gera um zumbido alto e impede que ele tenha uma vida comum.

“Ele sente dor 24 horas por dia, acompanhada de zumbido alto e sensação de ouvido tapado. Levo [o Rafael] para tomar morfina, porque ele não aguenta de dor. Ele fala para mim 'eu não aguento mais', e a gente [a família] faz oração todo dia; falamos para ele que não vamos parar de lutar”, afirma Luana Diniz, esposa de Rafael.

Luana conta que antes de ficar doente, Rafael trabalhava e fazia atividade física — era fisiculturista. Hoje ele não consegue fazer mais nenhuma atividade. O incômodo é tão grande que ele já pediu diversas vezes para ser desligado do trabalho. Rafael é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tinha iniciado o curso para ser aviador. Por causa da doença, teve de interromper os estudos. 

Em 2015, começou a sentir dores nos ouvidos e a ouvir um zumbido constante. As dores foram piorando e começaram a fazer parte do cotidiano. Rafael procurou otorrinolaringologistas, dentistas especialistas em DTM (disfunção temporomandibular e dor orofacial), fisioterapeutas e neurologistas. Fez diversos exames, testou medicamentos alopáticos e fitoterápicos, mas nada teve efeito.

Publicidade
Tudo começou com um zumbido e a sensação de ouvido tapado debaixo d'água. Fomos a mais de 20 otorrinos%2C nada melhorava%2C ninguém sabia o que era%2C falavam que era stress

(Luana Diniz, esposa de Rafael)

Depois de pesquisas, Rafael foi diagnosticado com uma doença rara chamada disfunção da tuba auditiva, que poderia ser curada por meio de uma cirurgia específica. O criador do método, um médico alemão, fez de graça a cirurgia, que custaria R$ 1 milhão. Durante esses seis anos, Rafael e a família já gastaram mais de R$ 150 mil em tratamentos e cirurgias.

Rafael Regis e a esposa, Luana Diniz
Rafael Regis e a esposa, Luana Diniz Rafael Regis e a esposa, Luana Diniz

No entanto, após a cirurgia, a dor e o zumbido persistiram. Depois de se consultar com neurocirurgiões do país, Rafael descobriu que a dor não poderia ser curada com a intervenção no ouvido, pois se tratava de uma dor neuropática e o problema estava nos nervos que enfraquecem o ouvido.

Publicidade

Com o novo diagnóstico, será possível fazer o tratamento adequado, conforme orientação dos médicos que o acompanham no Brasil. Para fabricar o medicamento, no entanto, é necessária a coleta do DNA do paciente, procedimento realizado somente no exterior.

Médico especialista em doenças infecciosas que acompanha o caso, Fausto Jaime afirma que o tratamento genético é uma alternativa viável para Rafael. “Foi recomendada a ele uma cirurgia, mas é bastante perigosa, os nervos são extremamente pequenos, de difícil acesso. O tratamento genético faz alteração na estrutura das células, podendo ser permanente”, afirma.

Publicidade

Campanha 'Rafael Você Vai Voar'

A família e os amigos de Rafael criaram uma campanha para arrecadar dinheiro para os tratamentos e viagens que Rafael precisa fazer. A campanha ganhou o nome “Rafael Você Vai Voar” devido ao sonho de Rafael de ser piloto comercial. A rifa solidária é para pagar o tratamento genético avançado, a última esperança da família para a cura da doença. 

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.