Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governador Ibaneis assina decreto que reduz o interstício da PMDF

A medida beneficia 2.495 militares, entre oficiais e praças, e terá impacto de R$ 9 milhões no orçamento do DF

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Em evento realizado na manhã desta terça-feira (24) no Palácio do Buriti, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou o decreto que reduz o interstício da Polícia Militar, que é o tempo mínimo que o militar deve cumprir para subir ao próximo patamar da carreira. A medida beneficia 2.495 militares, entre oficiais e praças, e terá impacto de R$ 9 milhões no orçamento do DF. 

Ibaneis Rocha lembrou que, na última reunião do Fórum de Governadores, realizada na segunda-feira (23), os chefes do Executivo demonstraram preocupação em relação ao comportamento das tropas militares no feriado de 7 de setembro, mas destacou que, no DF, não haverá problema. "As forças estão trabalhando de forma harmônica", elogiou o governador.

O comandante da PM, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, aproveitou o momento para reforçar que as tropas estão subordinadas ao comando do Executivo local. "A disciplina é o que nos faz diferente", garantiu. "Somos uma polícia de Estado e estamos sempre prontos para cumprir a lei. Essa promoção tem um valor financeiro irrisório para nós, mas o senhor está promovendo dignidade e honra", disse, referindo-se ao governador.

Evento ocorreu no Palácio do Buriti. Comandante da tropa reforçou lealdade ao governador
Evento ocorreu no Palácio do Buriti. Comandante da tropa reforçou lealdade ao governador Evento ocorreu no Palácio do Buriti. Comandante da tropa reforçou lealdade ao governador

No evento, além de Ibaneis e do vice-governador, Pacco Brito, estavam a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, os secretários Júlio Danilo, da Segurança Pública, e André Clemente, da Economia, assim como os deputados federais Júlio Cesar (PRB) e Celina Leão (PP) e os distritais Rafael Prudente (MDB), presidente da CLDF, Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PSB), Agaciel Maia (PL) e Cláudio Abrantes (PDT).

Publicidade

"(As forças de segurança) são alicerce da União e equilíbrio", pontuou a ministra Flávia Arruda. Ela declarou que pretende levar adiante uma mudança na leegislação para atualizar a Lei 10.086, que trata das promoções militares. Ibaneis Rocha ressaltou ainda que tem "força política para pedir ao Presidente da República" que encaminhe o projeto.

Pela lei, o governador do DF só pode diminuir esse intervalo depois de pedido do comandante-geral, cargo atualmente ocupado no DF pelo coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos.

O secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo, destacou que a medida não tem a ver com as manifestações de 7 de setembro, mas que a pasta se prepara para a data. Ele não descartou a possibilidade de revistar manifestantes na chegada a Esplanada dos Ministérios. O secretário assegurou que não há risco de insurgência da polícia. "Vai ter um efetivo considerável, a gente vai adotar um protocolo para que as pessoas se manifestem de forma segura, ainda estamos construindo esse planejamento". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.