Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo autoriza Força Nacional em terras indígenas após conflito

Dois homens foram mortos a tiros no sábado (16) na reserva Serrinha, em Ronda Alta; suspeita é disputa por terras

Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília

Força Nacional foi autorizada a atuar em terra indígena no RS após morte de duas pessoas
Força Nacional foi autorizada a atuar em terra indígena no RS após morte de duas pessoas Força Nacional foi autorizada a atuar em terra indígena no RS após morte de duas pessoas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional para auxiliar a Polícia Federal em ações na terra indígena Serrinha, em Ronda Alta, no norte do Rio Grande do Sul. O local foi cenário de conflito no último sábado (16), e dois homens foram mortos a tiros.

A corporação atuará “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. A suspeita é que uma disputa por terras entre indígenas motivou o confronto. O R7 procurou a Polícia Federal para obter mais detalhes sobre o caso, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Pela portaria publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU), a Força Nacional permanecerá na terra por 30 dias. De acordo com o documento, o prazo pode ser estendido por mais 30 dias, caso seja necessário.

O contingente de homens da corporação a atuar no local será definido pela Coordenação-Geral de Planejamento e Operações da Diretoria da Força Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.