Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo quer criar 89 escolas cívico-militares em 2022

No ano que vem, MEC espera alcançar o número de pelo menos 216 escolas cívico-militares no país

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

O ministro da Educação, Milton Ribeiro
O ministro da Educação, Milton Ribeiro O ministro da Educação, Milton Ribeiro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou, nesta quarta-feira (24), que o governo federal quer implantar 89 novas escolas cívico-militares no país ao longo de 2022. Atualmente, 127 estão em pleno funcionamento. Caso a promessa do ministro se concretize, o Executivo vai alcançar o número de 216 escolas cívico-militares no ano que vem, meta que estava prevista para ser concluída apenas em 2023.

“Nosso objetivo não é só formar um bom estudante, mas também formar o cidadão que conduzirá o destino desta grande nação”, destacou o ministro, durante cerimônia nesta tarde no Palácio do Planalto.

Nos colégios que aderem ao modelo cívico-militar, os militares atuam no apoio à gestão escolar e educacional, enquanto os professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Na avaliação de Milton, desde 2019, quando o governo regulamentou o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), a iniciativa tem sido um sucesso.

“Os índices de evasão [escolar], de melhoria na qualidade do ensino são visíveis. Ao escolhermos escolas no entorno das grandes cidades, que são mais suscetíveis à violência, a melhoria no ambiente, no entorno, fica evidente. Com a presença dos monitores, traficantes que querem desviar a juventude se distanciam”, disse o ministro, mas sem apresentar dados.

Publicidade

Diretor de políticas para escolas cívico-militares, Gilson Passos acrescentou que, apesar de ainda ser cedo para mensurar resultados, “baseado em relatos de prefeitos e diretores é possível perceber o aumento pela procura de vagas nas escolas e que questões de abandono, evasão e de violência escolar já não são mais as principais preocupações dos diretores”.

Uma das ações necessárias para a implementação do Pecim é a realização de uma consulta pública formal com a participação da comunidade escolar, incluindo pais e alunos da escola. Segundo Passos, a maioria das pesquisas feitas revela uma ampla aceitação da comunidade ao programa.

“O que chama nossa atenção é que a contagem de votos revela um anseio dos pais por uma educação pautada nos valores do programa: civismo, dedicação, excelência, respeito e honestidade.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.