Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis e Caiado trocam afagos e fazem planos em caso de reeleição 

Governadores inauguraram estação de tratamento de águas em Valparaíso e anunciaram que novas parcerias serão firmadas

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Ibaneis Rocha, do DF
Os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Ibaneis Rocha, do DF Os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Ibaneis Rocha, do DF

Os governadores Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e Ronaldo Caiado, de Goiás, deixaram as diferenças políticas de lado e fizeram questão de reforçar que há harmonia entre as duas unidades da federação. Durante a inauguração da Estação de Corumbá IV, em Valparaíso (GO), nesta quarta (6), eles fizeram elogios um ao outro e anunciaram que novas parcerias devem ser feitas. "Não podemos ter nenhum tipo de disputa no momento em que o beneficiário é o cidadão", disse o gestor de Goiás.

Entre 2020 e 2021, os dois chefes de Executivo trocaram farpas por diferenças na gestão da pandemia de Covid-19 nas regiões de divisa entre o estado e o DF. Ibaneis chegou a anunciar que publicaria um decreto para impedir o atendimento de moradores de Goiás pela rede de saúde da capital, mas desistiu da medida. Depois do recuo, Caiado publicou nas redes sociais que estava no Entorno para verificar os últimos detalhes da preparação do hospital de Luziânia, que também atenderia pacientes do DF.

A estação de tratamento de água Corumbá IV foi construída ao longo de 11 anos, em uma ação mútua entre os dois governos. A unidade vai reforçar o abastecimento em regiões do DF e no Entorno. A obra chegou a ser paralisada em duas ocasiões, em 2014 e 2018, por isso houve atraso de quatro anos na entrega.

Na cerimônia desta quarta, a banda da Polícia Militar chegou a tocar o hino do Flamengo, time pelo qual torcem ambos os governadores. Sentados lado a lado, eles trocaram um aperto de mão ao fim do vídeo de apresentação da obra e fizeram questão de reforçar a harmonia entre eles. "Quero saudar meu colega, meu querido governador Caiado. Um dos melhores governadores que já passaram pelo estado", disse Ibaneis. Antes, sobrevoaram o empreendimento no mesmo helicóptero.

Publicidade

Transporte

Ibaneis e Caiado afirmaram que a próxima parceria entre os governos deve ser na área de transporte. "Sou um entusiasta do trem, acho que é uma forma de melhorar o transporte público de toda a região. Não é um projeto que está morto, está vivo, está sendo trabalhado dentro do ministério (do Desenvolvimento Regional). Agora a gente pode dar andamento a isso. É uma grande saída para o transporte público", disse Ibaneis.

"A parte de transporte, nós temos que ter o entendimento, com o presidente Jair Bolsonaro, que temos que ter investimento de grande porte para darmos aqui uma resposta ao transporte do cidadão, para [ele] não ter que sair de casa às 4h para chegar ao trabalho", afirmou Caiado.

Para viabilizar a parceria, os dois disseram que as desavenças políticas serão deixadas de lado. Isso não significa, porém, que eles subirão ao palanque um do outro nas eleições de outubro. Ibaneis deve apoiar o adversário de Caiado ao governo goiano, Marconi Perillo. "Politicamente, cada um segue sua vida. Cada um vai trabalhando com seu eleitor, tranquilamente", declarou o governador do DF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.