Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis lança campanha distrital de combate à dengue no DF

Governador nomeou agentes de saúde e vigilância ambiental, e pediu que orientem a população a se vacinar contra a Covid

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue
Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nomeou 966 servidores entre agentes de vigilância ambiental (500) e agentes comunitários de saúde (466), durante o lançamento da Campanha Distrital de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. Além de acompanhar de perto a população e orientar moradores da capital sobre os riscos e como combater o mosquito transmissor da dengue, os profissionais deverão orientar e convencer quem ainda não se vacinou contra a Covid-19 a buscar a imunização.

O destaque à vacina ocorre em um momento de alerta, em que o GDF registrou dois casos de contaminação pela variante Ômicron da Covid-19, e Ibaneis suspendeu as comemorações de réveillon. "Diante das recentes notícias sobre o avanço da nova variante do vírus da Covid-19, decidi cancelar as festas programadas para o Réveillon deste ano. Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso nesse combate", divulgou recentemente o governador.

No lançamento do programa, Ibaneis Rocha destacou a importância dos agentes de saúde no trabalho preventivo e na garantia da saúde da população. O chefe do Executivo destacou que o trabalho deles reduz o número de pacientes em hospitais e UPAs (unidades de pronto atendimento). “Esse trabalho de formiguinha que vocês fazem, buscando as pessoas, o atendimento residencial, buscando combater o Aedes Aegypti e cuidando da saúde, é muito importante”, destacou Ibaneis.

“Falta, algumas vezes, o reconhecimento devido a quem faz esse trabalho. Só se lembra dos que estão nas UPAs, UBSs [unidades básicas de saúde] e hospitais. Mas o principal trabalho é o da saúde que você busca na casa das pessoas, e evita que alguém vá ao hospital. Venho pedindo que reforcem o máximo o possível a busca ativa das pessoas nas residências. É o que fazemos hoje”, completou Ibaneis.

Publicidade

O governador afirmou, ainda, que o governo vem lutando contra a dengue desde o início da gestão. O secrretário de Saúde, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, destacou que de 2020 para 2021, o governo reduziu em 70% os casos de dengue na capital. Ele destacou, também, que “80% das questões de saúde da família são resolvidas na atenção básica”. “A chegada dos senhores será um passo gigantesco para que a gente possa dominar, controlar e diminuir ao máximo os casos de dengue”, afirmou Pafiadache aos novos servidores.

Assim como Ibaneis, o secretário destacou a importância de os novos agentes convencerem a população a buscar as vacinas contra a Covid-19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.