Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Imagem mostra cometa Leonard no céu do DF na noite de Natal

Cometa Leonard é o maior e mais brilhante astro descoberto em 2021, segundo a Nasa

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Cometa Leonard é visto em Brasília na noite de Natal
Cometa Leonard é visto em Brasília na noite de Natal Cometa Leonard é visto em Brasília na noite de Natal

O maior e mais brilhante cometa de 2021, o C/2021 A1, conhecido popularmente como Leonard, foi visto no céu do Distrito Federal na noite de Natal. A imagem foi registrada pelo astrofotógrafo Leo Caldas, por volta das 20h30 do dia 24 de dezembro, em Águas Claras.

“É um presente na noite de Natal!!! Finalmente o céu limpou em Brasília e eu consegui registrar o belo cometa C/2021 A1 (Leonard). Já estava bem baixo no horizonte e a poluição luminosa atrapalhou bastante mas continuando com céu aberto, quem sabe nos próximos dias, novos registros acontecerão”, escreveu Caldas em uma rede social.

O Leonard foi descoberto em 2021 pelo astrônomo Gregory J. Leonard e tem magnitude de luminosidade estimada em 2,5, o que é facilmente visível a olho nu. Segundo a agência aeroespacial norte-americana Nasa, o Leonard estará no ponto mais próximo da Terra no dia 3 de janeiro de 2022.

Após o ápice, Leonard se afastará lentamente e só poderá ser visto nos céus a partir da Terra daqui a 80 mil anos. Junto com a cauda, o cometa pode medir cerca de 15 milhões de quilômetros. Veja as imagens captadas pela Nasa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.