Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inflação do DF permanece abaixo da média nacional

Codeplan divulgou dados em coletiva nesta sexta-feira 

Brasília|Do R7 com Agência Brasília

Segundo dados divulgados pela Codeplan, inflação do DF está abaixo da média nacional
Segundo dados divulgados pela Codeplan, inflação do DF está abaixo da média nacional Segundo dados divulgados pela Codeplan, inflação do DF está abaixo da média nacional

Um levantamento da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), divulgado nesta sexta-feira (5), constatou que o Distrito Federal teve inflação menor do que a média nacional. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) marcou 0,65% em agosto, e 6,12% no acumulado dos últimos 12 meses. Já o Brasil, embora tenha marcado a menor taxa mensal desde 2010 e ficado em 0,25%, o número chegou a 6,51% para o acumulado do ano, acima do teto de 6,50% estabelecido pelo governo federal.

Newton Marques, o chefe do Naip (Núcleo de Análise de Índices de Preços), da Codeplan , lembrou que ao longo do período, o Distrito Federal vem conseguindo conter a alta na alimentação.

— Com essa redução, diminui a pressão sobre o índice.

Leia mais notícias no R7 DF

Continua após a publicidade

Segundo Newton, um dos outros grupos que impactam para a unidade da Federação alcançar esses números é a habitação, que tem política diferenciada no DF.

— Também não podemos esquecer do transporte, já que o preço das passagens de ônibus estão sendo mantidos, e a gasolina e etanol não têm subido.

Continua após a publicidade

No DF, houve uma redução mensal de 0,54% no grupo de alimentação e bebidas. Já os aumentos foram registrados no transporte (2,02%), em função das passagens aéreas, mas abaixo dos 10% do Brasil. Além disso, há elevações no grupo vestuário (0,82%) e educação (0,58%).

Já no país, as principais quedas mensais foram alimentação e vestuário (0,15%). Quanto aos maiores aumentos mensais, foram listados habitação (0,94%), artigos de residência (0,47%), educação (0,43%) e saúde (0,41%). Alimentação Segundo o ICDF (Índice Ceasa do Distrito Federal), também divulgado nesta sexta-feira (6), houve variação dos preços de 0,33% em agosto para os hortifrútis, comparado com o mês anterior. Apenas o setor das verduras teve queda de 7,32%.

Continua após a publicidade

As altas foram para as frutas (0,68%), legumes (0,04%), ovos e grãos (0,01%). Entre os itens com maiores reduções estão alface americana (18%) e repolho (30%), devido ao período de maior produção, ocasionado pelas temperaturas mais baixas. No mesmo grupo, o milho verde foi o produto com maior aumento (16%), em função da seca.

O destaque, no quesito redução de preço das frutas, é a banana prata (12%) e de alta a manga tommy (29%). Quanto aos legumes, houve depreciação para batata lisa (29%) e tomate extra (11,84%) e alta para maxixe (+34%) e quiabo (35,6%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.